Um dos maiores mistérios que os astrônomos e pesquisadores estudam atualmente é o chamado ‘Planeta Nove’, um misterioso corpo celeste que orbita próximo de Netuno. Agora, uma nova hipótese levantada por equipes da Universidade de Cambridge e da Universidade Americana de Beirute, aponta que o corpo celeste pode nem se tratar de um planeta.
Originalmente, os pesquisadores notaram órbitas incomuns nos corpos celestes que se encontram além de Netuno. Este fato levou a acreditarem que a causa destas órbitas irregulares fosse um nono planeta do Sistema Solar, que teria cerca de quatro vezes a massa da Terra.
“A hipótese do ‘Planeta Nove’ é fascinante mas, se o planeta existir, não foi detectado até agora. Quisemos ver se haveria outra causa mais natural e menos dramática para as órbitas irregulares que vemos além de Netuno”, diz o comunicado divulgado por um dos autores da investigação publicada no Astronomical Journal, Antranik Sefilian.
A nova hipótese sugere que o responsável pelas órbitas irregulares de outros corpos celestes pode ser um disco de “pequenos corpos gelados” com “uma massa combinada dez vezes maior que a Terra”.