À frente do executivo municipal, o vereador Antônio Morais, vistoriou nesta terça-feira, 29, as obras do Shopping Popular, que na próxima semana entram em fase de acabamento. De acordo com o cronograma da obra, o centro popular de compras será entregue entre outubro e novembro deste ano.
Com o vereador Juruna, que representa os camelôs e comerciantes que vão para o Shopping, Morais percorreu todos os andares da construção. O prefeito em exercício ficou animado com o ritmo das obras, onde atualmente trabalham 72 pessoas, e mais 20 serão inseridos na próxima semana. “Estão de parabéns o ex – prefeito Marcus Alexandre, que idealizou a obra, e a prefeita Socorro Neri, que foi em busca de novos recursos e dá continuidade ao serviço. Eu fico muito feliz de participar disso tudo como vereador, presidente da Câmara e prefeito em exercício”, ressaltou Morais.
O engenheiro da obra, Teófilo Lessa, explica que agora o trabalho é o de fechamento das estruturas das lojas e preparação do piso. Na próxima semana, terá início a colocação do piso das portas e a cobertura.
O vereador Juruna comemora o avanço dos trabalhos. “Agora já dá para visualizar como vai ficar tudo aqui. Esse shopping muda a identidade visual do Centro, que vai ficar muito melhor, os camelôs terão um lugar digno para trabalhar e a população ganhará mais um espaço de compras e lazer”.
No térreo, ficarão as lojas de variedades como roupas e calçados. No piso acima, ficarão as lojas de celulares e eletroeletrônicos e os serviços de assistência técnica. No último piso: a praça de alimentação com 16 lanchonetes e três âncoras, além de farmácias, um banco expresso e outros serviços.
Shopping dos sonhos
Inicialmente, o Shopping Popular teria 450 boxes distribuídos pelo edifício de três andares ao lado do Terminal Urbano. Com as adequações feitas nos corredores, esse número poderá chegar a 500. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano também serão transferidos para o Shopping Popular.
O empreendimento é construído numa área de mais de 12 mil metros quadrados. As obras, iniciadas na gestão do ex- prefeito Marcus Alexandre, foram reiniciadas graças ao contrato de operação de crédito assinado em outubro passado pela prefeita Socorro Neri e o Banco do Brasil no Acre, no valor de R$ 14,5 milhões. A liberação dos recursos para a conclusão do Shopping só foi possível graças à boa saúde fiscal da Prefeitura de Rio Branco.
O Shopping seria construído com recursos do governo federal, via Ministério do Turismo, com liberação de recursos via Caixa Econômica. Mas a saída da presidente Dilma Rousseff, a entrada de Michel Temer e a constante troca de ministros do turismo dificultaram a liberação. A Caixa também apresentou custos de financiamento superiores aos aceitáveis pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Foi necessário, então, que os vereadores de Rio Branco aprovassem em agosto deste ano projeto de lei que altera o agente financiador das obras do Shopping Popular de Rio Branco, adotando o Banco do Brasil, que ofereceu menores taxas, como o novo agente financiador do Shopping.