19 de abril de 2024

Rio Acre atinge 14, 40 metros na manhã deste sábado; primeiras famílias já foram retiradas de suas casas

O Rio Acre continua a subir e na noite de sexta (18) e madrugada deste sábado (19), a elevação de suas águas se deu de forma muito rápida: foram 14 cm em 24 horas chegando a 14, 26 metros na medição das 6 horas da manha.

Nível do Rio Acre chegou a 14, 40 metros na manhã deste sábado/Foto: Assis Lima

A situação já apresenta transtorno para população. No fim da tarde de sexta, as primeiras famílias começaram a ser retiradas, a prefeitura informou que duas famílias na Baixada da Habitasa foram removidas para casas de parentes, segundo a Defesa Civil, o órgão recebeu 21 chamadas.

“Há de fato várias ligações, claro, de pessoas preocupadas com a água que se aproxima de seus quintais, mas não há risco por enquanto. Estamos fazendo um monitoramento constante do comportamento do Rio Acre e tranquilizando. Em caso de uma nova enxurrada e o manancial continuar enchendo, nós da Defesa Civil estamos preparados com toda estrutura para auxiliar no que for preciso”, tranquilizou George Santos, coordenador da  Defesa Civil Municipal.

Duas famílias foram removidas para casa de parentes/Foto: Defesa Civil

O Coronel informou ao ContilNet, que a enchente do Rio Acre começou a perder força, principalmente nas cabeceiras, mas isso,influencia diretamente no transbordo do manancial em Rio Branco.

“Verificamos que no município de Brasileia, que também é banhado pelo Rio Acre, ontem o volume de água era de 7 metros e 21 centímetros e agora baixou para 4 metros e 66 centímetros, ou seja, baixou 2 metros e 55 centímetros nas últimas 24 horas. Essa água que vem lá de cima de Brasileia, nas cabeceiras, vai chegar aqui na capital acreana nas próximas horas, o que deve fazer aumentar o volume de água gradativamente”, explica.

A prefeitura da capital ordenou a construção de 100 abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana para receber famílias desabrigadas.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost