ContilNet Notícias

Sena Madureira registrou 502 casos de DST E 55 casos de HIV em 2018

Por REDAÇÃO CONTILNET

Durante 2018, Sena Madureira registrados 502 casos de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e 55 casos confirmados de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). O número é assustador já que existem casos que não foram registrados.

Secretário de Saúde Daniel Herculano/Foto: ContilNet

Ao site Sena Online, o secretário Municipal de Saúde de Sena Madureira, Daniel Herculano,  disse que a secretaria vem fazendo o seu papel de identificar e iniciar com os pacientes o tratamento médico de forma correta,  mas alertou para prevenção que, segundo ele, ainda é o melhor meio de evitar a doença sexualmente transmissível.

SOBRE O VÍRUS:
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Biologia

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Assim pega:

Sexo vaginal sem camisinha;
Sexo anal sem camisinha;
Sexo oral sem camisinha;
Uso de seringa por mais de uma pessoa;
Transfusão de sangue contaminado;
Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Assim não pega:

Sexo desde que se use corretamente a camisinha;
Masturbação a dois;
Beijo no rosto ou na boca;
Suor e lágrima;
Picada de inseto;
Aperto de mão ou abraço;
Sabonete/toalha/lençóis;
Talheres/copos;
Assento de ônibus;
Piscina;
Banheiro;
Doação de sangue;
Pelo ar.
Fonte:

Sair da versão mobile