20 de abril de 2024

Tornado em Cuba deixa mortos e mais de 170 feridos

Um tornado que atingiu Cuba na noite de domingo (27) provocou a morte de três pessoas e deixou 172 feridos, informou o presidente Miguel Díaz-Canel.

Poste caído por passagem de tornado é visto nesta segunda-feira (28) em rua do bairro de Luyano, em Havana — Foto: Adalberto Roque/ AFP

Imagens mostram os danos materiais causados: carros parcialmente submersos em inundações, destruídos pela queda de postes e árvores, lançados contra muros, varandas de edifícios que desabaram.

O Hospital Materno Infantil Filhas da Galícia estava sendo esvaziado por danos em suas instalações, segundo constatou um jornalista da agência France Presse em Havana. O soar das sirenes na cidade era constante, com bombeiros e ambulâncias, deslocando-se em trabalhos de resgate.

Repórteres da AFP observaram várias ruas do bairro Luyanó, no Município 10 de Octubre, em Havana, cheias de escombros. Outros bairros afetados na capital foram Santos Suárez, Vía Blanca e Chibás.

Em vários bairros, a energia já havia sido cortada antecipadamente por precaução, mas ia sendo reposta à medida que as condições melhoravam.

‘Danos severos’

Díaz-Canel percorreu as ruas de Havana durante a madrugada desta segunda-feira (28) para supervisionar os trabalhos de resgate.

“Estamos percorrendo os locais afetados pelo fenômeno atmosférico de grande intensidade em Regla (município de Havana). Os danos são severos, até o momento lamentamos a perda de três vidas humanas e 172 feridos recebem atendimento. Várias brigadas trabalhando no restabelecimento”, declarou o presidente no Twitter.

O ator Luis Silva, conhecido por seu personagem Pánfilo, postou imagens do tornado e de carros destruídos em seu perfil no Instagram.

“Forte tornado em Havana. Me pegou na rua, no carro, com minha mulher e meus filhos. E tive que ir desviando de árvores derrubadas, inundações e fortes ventos. Até que consegui chegar em casa. Passamos um grande susto”, disse o ator, que encontrou Barack Obama em sua visita à ilha em 2016.

‘Som de avião’

O tornado se deu em meio a uma esperada tempestade que já afetava a zona oeste de Cuba, com rajadas de até 100 km/h e penetração do mar. A tormenta se prolongava na madrugada desta segunda-feira.

O especialista do Instituto de Meteorologia (Insmet), Armando Caymares, disse à imprensa oficial que “as pessoas sentiram como o som de um avião de propulsão a jato e mudanças na pressão ambiental”.

Os especialistas em meteorologia explicaram que este fenômeno resultou de uma baixa extratropical que desceu do sudeste do golfo do México e entrou pelo oeste da ilha.

Moradores da região de Havana observam estragos provocados por tornado nesta terça-feira (28) — Foto: Adalberto Roque / AFP

Moradores da região de Havana observam estragos provocados por tornado nesta terça-feira (28) — Foto: Adalberto Roque / AFP

As zonas do oeste de Cuba afetadas são as províncias de Pinar del Rio, Artemisa e Mayabeque. A tempestade avançava para o centro do país, mas com menor intensidade, segundo especialistas.

De acordo com o Insmet, a passagem de tornados pela capital cubana não é um fenômeno cotidiano. Um dos mais lembrados é o de 26 de dezembro de 1940, que atingiu a localidade de Bejucal.

Em 2017, o poderoso furacão Irma castigou 12 das 15 províncias cubanas, deixando perdas de 13,185 bilhões de dólares, com danos em moradias, instalações de saúde, escolas, hotéis, redes elétricas e cultivos.

Cubamos tentam nesta segunda-feira (28) recuperar carro danificado após passagem de tornado em Havana — Foto: Adalberto Roque/ AFP

Cubamos tentam nesta segunda-feira (28) recuperar carro danificado após passagem de tornado em Havana — Foto: Adalberto Roque/ AFP

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost