Após mais de dois anos internado, governo cede equipamento para paciente ser tratado em casa

Depois de dois anos e seis meses internado na Fundação Hospitalar do Acre  (Fundhacre), acometido de por uma doença incurável, denominada de Neuropatia, Elivânio Vital da Silva, de 20 anos, finalmente foi liberado pela equipe médica para realizar o tratamento em casa.

Jovem estava internado há dois anos/Foto: ContilNet

A tão aguardada alta hospitalar só foi possível graças a uma iniciativa do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que fez o investimento de mais de R$ 60 mil, na aquisição de equipamentos respiratórios para o paciente. Durante o dia, Elivânio respira normalmente, no entanto, no período noturno, o rapaz necessita da ajuda dos aparelhos para respirar.

“ESTOU CANSADO E ANGUSTIADO, AGORA VAI FACILITAR”

O pai do paciente era o mais entusiasmado com a liberação do filho ao aconchego do lar, tanto que Expedito Vital de Lima, de 49 anos, destacou a alegria de finalmente, poder acompanhar Elivânio para casa. “Pra mim é uma alegria, pois no estado que eu vivo, cansado e angustiado, vai facilitar”, relatou.

O pai estava emocionado com a oportunidade de tratar o filho em casa/Foto: ContilNet

Expedito agradeceu ao apoio da direção do hospital pela ajuda e espera agora uma boa recuperação e acompanhamento profissional do filho em sua residência.

O presidente da Fundhacre, Lúcio Brasil, disse que o caso de Elivânio foi uma vitória, mas ressaltou o empenho e dificuldades para a realização da conquista, como a falta de recursos e, principalmente, a dificuldade de conseguir disponibilizar uma estrutura profissional para fazer o acompanhamento do paciente. “Isso é menos um paciente no hospital e com isso, abre vaga para outros pacientes. Portanto, estou muito feliz, não só eu, mas toda a equipe”  declarou Brasil.

O gestor enalteceu o trabalho da nova gestão de saúde do Acre, comandada pelo secretário Alysson Bestene. “O nosso foco e de minha equipe é o paciente em primeiro lugar. Eu vejo a pessoa mais importante deste hospital, como o paciente”, ressaltou, dizendo que  Elivâno será acompanhado por uma equipe médica “ele terá um enfermeiro e um fisioterapeuta que dará todo o apoio, como por exemplo, o carro para a locomoção dos profissionais”, acrescentou.

Elivânio terá uma estrutura montada em casa além de acompanhamento com profissionais/Foto: ContilNet

O fisioterapeuta Eduardo Andrade Gonçalves, parabenizou o esforço e compreensão da direção do hospital em ajudar a família do paciente, porém, lembrou aos familiares que o tratamentos contínua de casa. “Não é só levar pra casa! Tem todo um processo. Agora vamos garantir uma qualidade de vida, principalmente à família que estava preso aqui, nada é igual ao lar da gente, vocês irão voltar a ter um convívio de família”, explicou emocionado.

NEUROPATIA 

Elivânio foi diagnosticado com neuropatia em 2016, a doença é um problema que atinge o sistema nervoso periférico e pode causar formigamento nos membros e tonturas.

São diversos os agentes que podem desenvolver a neuropatia. Entre eles, encontram-se fatores metabólicos, como diabetes e insuficiência renal ou certas enfermidades, como:

Doenças autoimunes (lúpus e outras vasculites);
Doenças tóxicas (uso de alguns tipos de medicamentos e intoxicação por metais pesados);
Doença infecciosa (viroses);
Doenças congênitas.

Os principais sintomas relacionados à neuropatia são: fraqueza e atrofia muscular, alterações da sensibilidade (dor,  formigamento, queimação), desequilíbrio, disfunções autonômicas e reflexas, como tonturas e impotência sexual.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Após mais de dois anos internado, governo cede equipamento para paciente ser tratado em casa