“Botão da Vida” é diferente de “SOS Maria”, explica primeira dama Ana Paula Cameli

Apesar da terem em comum a finalidade de atuar no combate à violência contra a mulher, os aplicativos de celular “Botão da Vida” e “SOS Maria” são diferentes quanto ao público ao formato no atendimento das ocorrências. A primeira-dama do estado, Ana Paula Cameli, utilizou sua página pessoal no facebook para esclarecer as diferenças e explicar como funciona o novo aplicativo.

“O SOS Maria é voltado para qualquer mulher que sofre agressão e deseja denunciar, através da ferramenta, os crimes contra mulheres. Trata-se de uma espécie de 190 por aplicativo. O Botão da Vida é um App voltado para mulheres que já sofreram violência e estão sob medida protetiva.”, explicou.

Primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, fez o anúncio na terça-feira/Foto: Diego Gurgel- Secom

De forma mais detalhada, enquanto no SOS Maria o atendimento, por meio do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp), é feito como ocorrência comum e se a viatura estiver em outra chamada poderá demorar para chegar ao local da denúncia, o “Botão da Vida”, dispõe das Patrulhas Maria da Penha.

“Serve para aferir se o agressor está descumprindo a medida [protetiva]. São patrulhas exclusivas que estarão dedicadas a atender estes casos, onde, na plataforma, enxergarão a foto da vítima, a foto do agressor, número do processo, e se a patrulha chegar ao local e averiguar o descumprimento, a simples aproximação do agressor, caso seja essa a medida protetiva, de se manter distante “x metros”, é o caso de prisão imediata, flagrante de descumprimento conforme a Lei 13.641/18, numa detenção que vai de três meses a dois anos.”, detalha Ana Paula Cameli, que é advogada.

O SOS Maria foi lançado pelo governo do Estado, em dezembro de 2018, ainda na gestão de Tião Viana e foi criado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) e a extinta Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), em parceria com o governo do Piauí, onde o aplicativo funciona como SOS Mulher.

E o detalhe é que um aplicativo não substituirá o outro. “Qualquer ferramenta que reprima crimes contra a mulher é de grande importância, e contamos com os veículos de informação como atores indispensáveis na difusão da boa comunicação, através do seu papel social, corroborando assim com a diminuição de mazelas sofridas por parte da população, como é o caso da violência doméstica. Ou seja, o SOS Maria, Botão da Vida, e os possíveis próximos aplicativos a serem lançados, se forem para colocar fim aos casos de violência contra nós, mulheres, serão muito bem-vindos!”, enfatizou a primeira dama.

O projeto do novo aplicativo que está sendo desenvolvido pelo Instituto de Assistência e Inclusão Social (IAIS) e executado tecnicamente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seict), ainda encontra-se em fase de conclusão e foi apresentado esta semana aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre, que também é um dos apoiadores institucionais da iniciativa assim como o Ministério Público, Polícia Militar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Estou muito feliz em fazer parte do sonho de muitas pessoas que acreditam na força do bem e do amor ao próximo. Salve a Lei Maria da Penha!”, concluiu.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“Botão da Vida” é diferente de “SOS Maria”, explica primeira dama Ana Paula Cameli