24 de abril de 2024

Botos-cor-de-rosa da Amazônia voltam à lista de animais em extinção após 10 anos

Já altertamos sobre a diminuição pela metade do número de botos-cor-de-rosa da Amazônia. De acordo com a União Internacional pela Conservação da Natureza, estes animais voltaram a ser incluídos na lista vermelha de espécies em risco de extinção, após 10 anos longe dessa estatística.

A listagem, publicada em novembro de 2018, é considerada uma das mais detalhadas do mundo sobre o estado de conservação de espécies. Após ter sido inserido no documento, o boto-cor-de-rosa fica a dois passos de ser classificado como extinto.

Boto-cor-de-rosa/Foto: CC BY-SA 4.0 Nortondefeis

Antes da nova classificação, a situação dos botos era considerada sem dados suficientes, conforme reportagem de maio de 2018 publicada pelo jornal O Globo. Estudos realizados pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foram usados para catalogar a situação de risco vivida pela espécie atualmente.

A campanha Alerta Vermelho, realizada pela Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA) busca alertar sobre a caça ilegal de botos-cor-de-rosa na Amazônia. Estes animais são mortos para servir de isca na pesca do peixe conhecido como Piracatinga.

Segundo a Associação, 2.500 botos são mortos anualmente no Brasil – um número similar ao da mortandade de golfinhos no Japão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost