Com elevação do Rio Juruá, prefeitura decreta estado de emergência em Cruzeiro do Sul

Dados da Defesa Civil mostram que a cheia do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul ,  afeta, direta e indiretamente, 20 mil famílias. Com a marca de 13,66 metros atingidos nesta quinta-feira (7), a prefeitura do município decretou eituação de emergência em decorrência do prejuízo humano e econômico ocasionados pela enchente.

Até o momento,  6.500 famílias foram atingidas pelas águas, destas, 2.170  que residem às margens do manancial e mais de 4 mil que residem nas áreas urbanas da cidade. A situação é grave e preocupa os governantes.

Abrigos foram construídos/Foto: ascom

“A subida do nível do rio afeta muitos cruzeirenses e, por isso, decretamos a Situação de Emergência. O Governo do Estado tem nos dado apoio, mas, nesse momento é necessário também o apoio do governo federal. Já estamos nosso articulando com os deputados federais acreanos para agilizar o repasse de recurso que vai minimizar os danos sofridos pela nossa população”, declarou o prefeito em exercício, Zequinha Lima.

Oitos bairros foram afetados pelas águas que continuam a subir. 24 famílias precisaram deixar as suas casas, destas, dez foram encaminhadas para um abrigo coletivo montado pela prefeitura em um ginásio de esportes. Mas, sete famílias preferiram ir para casas de familiares e outras sete foram encaminhadas para Aluguel Social.

 “A situação está bem complicada, por isso, temos nos mantido em alerta, realizando a remoção das famílias para casa de parentes, amigos e abrigos públicos”, explicou o coordenador de Defesa Civil Municipal, José Lima.

A previsão é que o rio continue elevando o seu nível nos próximos dias. A Prefeitura montou uma tenda no porto da cidade para atender os moradores das áreas alagadas e tem dado todo o auxílio às vítimas, com atendimentos sociais e de saúde. Algumas famílias estão sendo contempladas com o benefício do aluguel social.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Com elevação do Rio Juruá, prefeitura decreta estado de emergência em Cruzeiro do Sul