Os hotéis de Rio Branco estão com todos os quartos reservados para o período em que será realizado o concurso do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). A procura foi tanta que a secretaria estadual de Empreendedorismo e Turismo (SEET), precisou recorrer a uma campanha estimulando a hospedagem alternativa na capital acreana.
De acordo com o TJAC, Mais de 3,8 mil candidatos já se inscreveram, até o momento, para concorrer a uma das 15 vagas destinadas ao cargo de juiz substituto. As inscrições foram prorrogadas na quinta-feira (14), e devem ocorrer até 20 de fevereiro de 2019.
A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, informou que com a falta de quartos disponíveis nos hotéis da cidade para acomodação dos participantes, o número de inscritos no concurso pode ser reduzido.
“Estive essa semana com o pessoal do TJAC e eles estão muito preocupados porque com a não oferta de hospedagem, os concurseiros não se inscrevem. Então, a baixa no número de inscritos se deve ao fato de não ter acomodação no Acre para todo mundo”, contou a secretária.
Buscando uma forma de solucionar o problema, a Secretaria de Turismo iniciou uma campanha estimulando à hospedagem alternativa, para incentivar os acreanos a oferecerem um espaço em suas casas e acomodar as pessoas que irão participar do certame.
A campanha, segundo Sinhasique, é também, uma maneira de incrementar a economia do estado além de ser uma possibilidade de renda extra para as pessoas participantes. No entanto, poucos acreanos aderiram a ação.
“Fizemos um pedido as pessoas para que oferecessem suas casas e quartos extras como hospedagens alternativas, mas tem muitos acreanos que apesar de ter uma casa grande e terem quartos extras, ainda tem aquele receio de acomodar um estranho. Isso é muito ruim, pois é uma modalidade de hospedagem alternativa que já vem acontecendo em vários países com muito sucesso, ampliando a renda das pessoas”, disse.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC), confirmou a informação sobre a lotação na rede hoteleira em Rio Branco, que disponibiliza de 49 hotéis com quase 4 mil vagas. De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio, Egídio Garo, todos os hotéis da capital estão sem vagas para esse período. Para ele, a hospedagem alternativa seria uma medida razoável para resolver a situação.
Ainda segundo a Fecomércio, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em 2016, último ano avaliado, o Acre contava com 110 estabelecimentos, desses 76 são hotéis e 24 motéis. Em todo o Estado, são computadas 3.085 unidades habitacionais, oferecendo 6.927 leitos.
Garo informou que, conforme dados do Ministério do Turismo, em 2017, dez estabelecimentos deixaram de operar com hotelaria, reduzindo o número de unidades habitacionais para 2.727, e também o número de leitos. Hoje, a rede hoteleira disponibiliza de 6.628 leitos, em todo o Acre.