Exames realizados em consumidores de açaí dão negativo para doença de chagas

Após confirmar a contaminação do açaí comercializado no centro de Rio Branco e realizar chamamento público para a população fazer exames, a Prefeitura de Rio Branco anunciou, nesta quinta-feira (21), que todos os exames analisados, até o momento, deram negativo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao todo foram feitos 4.150 exames na população que consumiu açaí oriundo do mercado Elias Mansour entre novembro de 2018 e janeiro deste ano. Desses, 3.934 apresentaram resultado negativo e os demais ainda estão sendo analisados. De acordo com o secretário Otoniel Almeida, a previsão é que todas as análises sejam concluídas na próxima semana.

Oteniel Almeida/Foto: ContilNet

A realização dos exames iniciou no dia 4 de fevereiro e se estendeu até essa quarta-feira (20). “Ainda temos 218 exames que serão analisados. Mais de quatro mil pessoas já fizeram o exame e até o momento não identificamos nenhum resultado positivo”, afirmou o secretário.

Contaminação

A contaminação no açaí foi confirmada pela Secretaria de Saúde no dia 1º de fevereiro, quando em coletiva à Imprensa, foi divulgado o resultado da análise do açaí vendido na cidade.

No ano de 2018, no período entre novembro e dezembro, o Departamento de Vigilância Sanitária do Município realizou coleta de polpa do Açaí vendido no Mercado Elias Mansour, Ceasa, Mercado do Quinze e Manoel Julião. As amostras coletadas foram encaminhadas para análise laboratorial.

As amostras apresentaram resultados satisfatórios, exceto o laudo da amostra coletada no mercado Elias Mansour e entorno, que apresentou resultado positivo para fragmentos de DNA de Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Exames realizados em consumidores de açaí dão negativo para doença de chagas