Gehlen Diniz deve assumir a CCJ e Chico Viga a Comissão de Orçamento e Finanças

Somente no começo da tarde desta quinta-feira (14),após muita articulação, foram anunciados os nomes dos deputados estaduais que irão compor as principais comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Até o final da manhã, a indefinição ainda era grande e com o prazo para que as mesmas sejam formadas e instaladas chegando ao fim, a sessão ordinária foi suspensa para que os blocos, tanto o da base aliada ao governo, quanto o da oposição dialogassem a respeito.

As duas comissões mais cobiçadas, por serem consideradas as mais importantes com poder de barrar matérias em trâmite no Poder Legislativo, são a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Orçamento e Finanças. Apesar de não haver confirmação e as eleições para os cargos de presidente e vice-presidente de cada comissão ter ficado para a próxima semana, o desenho mais encaminhado era a de que o líder do governo, deputado Gehlen Diniz (Progressitas) deve assumir a presidência da CCJ e Chico Viga (PHS) a de Orçamento e Finanças (COF).

Indagado, o presidente da Aleac, deputado Nicolau Jr (Progressitas), chegou a confirmar que é grande a possibilidade de confirmação desses nomes. Um dos critérios defendidos pelos deputados, além da questão política, é a formação do parlamentar. Gehlen é formado em Direito e Viga em Ciências Contábeis.

Ambos confirmaram a intenção de serem eleitos presidentes à reportagem, mas, prudentes, preferiram aguardar a definições dos blocos e a eleição na próxima semana que confirmará se serão os presidentes das comissões.

Outro nome sobre o qual o diálogo estaria sendo encaminhado para assumir presidência de Comissão era o do deputado José Bestene (Progressistas) na de Saúde Pública e Assistência Social.

De acordo com o líder do governo, Gehlen Diniz o Regimento Interno foi obedecido e as composições tiveram por base a quantidade de deputados em cada bloco. “Quem tem mais deputados, indica mais membros nas respectivas comissões.”, disse, anunciando os nomes doe membros que haviam sido definidos.

Para a de Constituição e Justiça ficaram os deputados: Neném Almeida (Solidariedade), Cadimiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressitas) e Daniel Zen (PT).

Na de Orçamento e Finanças: Chico Viga (PHS), Cadimiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressitas) e Edvaldo Magalhães (PC do B).

Da Comissão de Direitos Humanos, farão parte os deputados Whendy Lima (PSL), Cadimiel Bonfim (PSDB), Luis Tchê (PDT), Vagner Felipe (PR) e Daniel Zen (PT).

A Comissão de Defesa do Consumidor será composta por Roberto Duarte (MDB), Luis Tchê (PDT), Josa da Farmácia (PODEMOS), Juliana Oliveira (PRB) e Fagner Calegário (PV).

Para a de Saúde Pública e Assistência Social ficaram: Chico Viga (PSL), Cadmiel Bonfim (PSDB), Meire Serafim (MDB), José Bestene (Progressistas) e Jenilson Leite (PC do B).

Na de Segurança Pública: Neném Almeida (Solidariedade), Cadmiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB), Gehlen Diniz (Progressistas) e Edvaldo Magalhães (PC do B).

Ao todo são 12 as Comissões permanentes da Aleac. Além da de Constituição, Justiça e Redação e a de Orçamento e Finanças, já mencionadas, existem as de:

– Legislação Agrária, Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente;

– Educação, Cultura e Desporto;

– Obras Públicas, Transporte e Comunicação;

– Serviço Público, Trabalho, Segurança Pública e Municipalismo;

– Direitos Humanos e Cidadania;

– Defesa dos Direitos do Consumidor;

– Legislação Participativa;

– Saúde Pública e Assistência Social;

– Criança, do Adolescente, do Idoso de Combate a Pedofilia;

– Segurança Pública e Combate a Violência e Narcotráfico.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost