25 de abril de 2024

Governo lança campanha de carnaval e troca abadás por leite para crianças com HIV

O bloco do governo do Estado contra infecções sexualmente transmissíveis entrou no carnaval, na manhã desta quarta-feira (27), quando foi lançada a campanha de prevenção que inclui arrecadação de leite em pó integral para crianças infectadas com o vírus HIV, da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids). O evento aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

De acordo com a gerente da Divisão de DST’S (Doenças Sexualmente Transmissíveis) da Sesacre, Maria do Carmo Guimarães, existem, no Acre, 531 casos de pessoas infectadas pelo vírus HIV e que a maior parte afetada são homens com idades entre 15 e 37 anos. Os casos em crianças são 22 acompanhadas pelo serviço de atendimento especializado.

O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira/Foto: ContilNet

O vice governador Major Rocha reconheceu a importância da ação e pediu empenho dos servidores. “Sei das dificuldades que estamos enfrentando, mas o que investimos em saúde temos o retorno positivo em vidas e economia material. Em breve, o Acre terá uma saúde melhor da que herdamos.”, garantiu.

O diretor administrativo da Sesacre, Erisson China, que no ato representava o secretário Alyson Bestene, disse que a meta é alcançar 10 mil pessoas com a campanha que deverá acontecer em todos os bairros da cidade onde haverão eventos carnavalescos. “O objetivo é alcançar os usuários e foi feita uma mobilização para que os nossos servidores estejam presentes levando educação preventiva aos brincantes.”, disse.

Major Rocha elogiou a proposta/Foto: ContilNet

O ativista Germano Marino, o fazer uso da palavra, elogiou a iniciativa. “Sai mais barato investir em conscientização do uso do preservativo do que com a compra de medicamentos. Cada vez mais, no Brasil, as pessoas estão sendo infectadas. 122 mil tem o HIV e não sabem.”, disse registrando que após quase 20 anos vê o governo do Estado resgatando a política de troca de abadá por leite.

A troca de leite poderá ser efetuada no hall da Sesacre, localizada no antigo prédio do Banacre, no Centro da Cidade, no horário de expediente – das 8h ás 12h e das 14h às 17h – nesta quarta (27) e nesta quinta (28).

O Bloco da Prevenção também se fará presente no desfile de blocos no Novo Mercado Velho, na segunda-feira de carnaval, dia 04 de março, a partir das 17 horas, onde também poderá ser efetuada a troca de leite em pó integral por abadá.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost