25 de abril de 2024

Iemanjá: Devotos acreanos comemoram o dia da “Rainha do Mar” em Rio Branco

Devotos e religiosos celebraram neste sábado (2) Iemanjá, a orixá associada à água e ao mar, nas religiões afro, padroeira dos pescadores do Brasil. Em Rio Branco, a divindade foi celebrada com um cortejo nas ruas do centro da cidade. Esta é a oitava vez em que a cerimônia é realizada.

A celebração foi promovida pelo Centro IIé Asé Yemonjá Sobá em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), o cortejo teve início às 16h, com concentração em frente ao Memorial dos Autonomistas e saiu em direção ao Mercado Velho, com muita louvação aos orixás.

Acreanos fazem cortejo em homenagem a Iemanjá. Foto: Arquivo pessoal

Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar” é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras, é festejada por devotos em todo o país. É também considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

O Dia de Iemanjá comemorado em 2 de fevereiro, é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost