Um jovem de 19 anos morreu após levar uma “gravata” de um segurança no supermercado Extra, na unidade da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação aconteceu no início da tarde desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi identificado como Pedro Gonzaga. O jovem chegou a ser levado com uma parada cardiorrespiratória para o Coordenação de Emergência Regional (CER) da Barra, mas morreu na unidade.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um dos seguranças dá a gravata no rapaz. Na cena, em que ele aparentemente está desacordado, algumas testemunhas chegaram a afirmar e alertar os seguranças: “está sufocando ele”, disse uma delas. “Ele está roxo”, falou outra.
No registro, uma mulher pede para que ele seja solto: “não está armado”. Há outros seguranças no local. Em outro vídeo também é possível ver bombeiros socorrendo o jovem.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o socorro foi acionado às 12h47m.
Seguranças foram afastados
Por meio de nota, o supermercado Extra afirmou que a ação do segurança foi uma reação a uma “tentativa de furto a arma de um deles”:
“A rede esclarece que repudia veemente qualquer ato de violência em suas lojas. Sobre o fato em questão, a empresa já abriu uma investigação interna e constatou de forma inicial que se tratou de uma reação a tentativa de furto a arma de um dos seguranças da unidade da Barra da Tijuca”, diz um trecho do comunicado, que prossegue:
“Após o indivíduo ser contido pelos seguranças, a loja acionou a polícia e o socorro imediatamente. A empresa já abriu um boletim de ocorrência e está contribuindo com as autoridades para o aprofundamento das investigações”, finalizou a empresa.
O supermercado informou ainda que os seguranças presentes na ação foram afastados da empresa.
Pedro deu entrada na unidade de saúde por volta das 14h. Ele chegou a ser ressucitado, mas sofreu outras duas paradas cardiorrespiratórias e morreu às 15h10m. A secretaria municipal de saúde informou que, “como chegou à unidade com o relato de queda, o corpo foi encaminhado para o IML”.
A Polícia Militar também foi acionada ao supermercado. Segundo a corporação, quando os PMs chegaram ao local, o jovem já havia sido levado para o hospital pelo Corpo de Bombeiros.
“Chegando ao local, o envolvido já havia sido socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. As partes ainda presentes foram conduzidas à 16ª DP (Barra da Tijuca) para apreciação dos fatos”.
Com a morte da vítima, o caso foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital. Segundo a Polícia Civil, os seguranças, na noite desta quinta-feira, foram ouvidos na especializada.