19 de abril de 2024

Mais de 8 mil famílias já foram afetadas pela cheia do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul

A cheia do rio Juruá que já afeta diretamente e indiretamente, mais de 8 mil famílias, em Cruzeiro do Sul, tem causado diversos prejuízos e transtornos à população da segunda maior cidade do Acre.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do rio se mantém estável conforme medição desta segunda-feira (11), mantendo a marca de 13,85 metros, registrada na tarde de ontem, 10 de fevereiro.

120 famílias precisaram sair/Foto: ascom prefeitura

Até o momento, cerca de 120 famílias tiveram que ser retiradas de suas moradias e alojadas nos dois abrigos montados pela prefeitura. Cinco escolas e três postos de saúde, também foram atingidos pelas águas.

Na última quinta-feira (7), a prefeitura decretou situação de emergência devido aos prejuízos humano e econômico da enchente. A medida foi tomada após o nível do manancial ultrapassar 9 centímetros da cota de emergência, que é de 13,65 metros.

Ainda de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, oito bairros e várias comunidades ribeirinhas estão alagados e quase 3 mil famílias estão sem energia elétrica e sem o fornecimento de água tratada. Produtores já alegam prejuízos em plantações agrícolas. Mais de 5 mil famílias estão desalojadas, além das que foram levadas para os abrigos.

Segundo o Tenente Oliveira, do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, o trabalho de monitoramento e acompanhamento das áreas alagadas continuam. A perspectiva segundo ele, é de vazante, mas, não se descarta a possibilidade de o nível do Juruá voltar a subir.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost