Ministra diz que quer contribuir para o desenvolvimento do Acre por meio da agricultura e pecuária

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está no Acre onde cumpre uma extensa agenda durante esta sexta-feira (22). Ela esteve na Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), reunida com os produtores rurais. Entre as pautas esteve a exportação da carne acreana para o Perú.

Segundo Cristina, apesar de fazer fronteira com o Brasil, o país vizinho consome apenas carnes australiana e americana e diante disso, pretende dialogar para que haja a exportação do produto acreano.

“Só há carne australiana, carne americana e nós aqui, tendo carnes excelentes, por isso, já combinei com o governador que vai levar uma comitiva aqui do estado e nós estaremos juntos no Perú conversando sobre a abertura deste mercado”, destacou.

Reunião ocorreu no auditório da Faeac/Foto: ContilNet

DESBUROCRATIZAÇÃO

A ministra afirmou ainda que quer melhorar a questão da passagem de cargas que vai até a Bolívia, que hoje é feita de forma muito complicada “é uma insensatez que os frigoríficos precisem percorrer 3 mil quilômetros para levar a carne à um país tão perto. Temos que desburocratizar as coisas, simplificar processos, o que não quer dizer que não vamos descumprir as leis, queremos apenas que coisas que podem ser resolvidas rapidamente, levem anos de gaveta”, afirmou.

Ministra Tereza Cristina se disse disposta a auxiliar o Acre no seu desenvolvimento econômico por meio da agricultura/Foto: ContilNet

Para Tereza Cristina, estas burocracias são um entrave para o desenvolvimento, não só no Acre, mas no Brasil. “Uma vez ouvi de um Chinês e eles falaram: ‘temos aqui para investir, vocês querem? não vamos ficar dois anos esperando, o nosso dinheiro pode ir para outro lugar. Queremos vir para cá, mas se vocês querem complicar, vamos para outro lugar”.

A ministra detalhou que um dos objetivos do Ministério é valorizar cada produtor e dar o suporte necessário. “Hoje temos uma unica agricultura, o pequeno, o micro, grande, todo mundo é produtor rural, claro que com políticas diferentes, mas todos são produtores”, afirmou.

PLANTAÇÃO DE SOJA

A agenda de Tereza Cristina continua com uma visita à Fazenda Mariana, localizada no KM 16 da BR-364, em Rio Branco, onde será feita a abertura da colheira de soja, serão 500 hectares de plantação colhidos. “Eu fiz questão de estar hoje nesta colheita de soja, esse é um momento que eu acho importantíssimo para o Acre em que se diz ‘olha, o desenvolvimento e a sustentabilidade podem andar juntos’. Hoje são 500 hectares no Acre, ano que vem, quando eu voltar, serão mil, dois mil. É isso que a gente quer: sem comprometer o meio ambiente”, comemorou.

A ministra destacou que o Brasil é campeão da tecnologia tropical e isso torna possível aliar a plantação de soja com a sustentabilidade e elogiou a base pecuária do Acre, que está começando e pode ser exemplo para esta aliança entre meio ambiente e produção.

Tereza Cristina se comprometeu em intermediar, ao lado do governador Gladson Cameli, no Ministério de Desenvolvimento Regional para pedir que hajam empréstimos para o Acre. “É necessário ainda intermediar a questão fundiária no Acre para que estes créditos cheguem ao Estado, a questão de estrutura é mais complicada, mas também podemos arrumar”, enfatizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ministra diz que quer contribuir para o desenvolvimento do Acre por meio da agricultura e pecuária