23 de abril de 2024

Município do Acre faz parceria para descarte correto de pneus usados

A Prefeitura Municipal de Mâncio Lima, por meio da secretaria de Obras e Urbanismo, deu início em janeiro, aos trabalhos da parceria firmada com a associação Reciclanip, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa dos pneus inservíveis, para a coleta e destinação correta regular de pneus descartados, recolhidos nas borracharias da cidade.

Para proteger o meio ambiente e a saúde da população. Foto: arquivo prefeitura

Segundo o prefeito Isaac Lima, a parceria é de grande importância para proteger o meio ambiente e a saúde da população. “A logística reversa é um sucesso. A indústria de pneus está fazendo a sua parte para reduzir os impactos dos resíduos ao meio ambiente e à saúde humana”, comemora.

A Reciclanip também é responsável pela abertura dos pontos de coleta e pelo incentivo na busca por novas destinações. Hoje, a entidade é a maior iniciativa de destinação de pneus inservíveis entre os países da América Latina e conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional.

Projeto teve início em janeiro deste ano/Foto: arquivo prefeitura

De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, Felício Rodrigues, a iniciativa vai contribuir no combater a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, zica virus e chikungunya, já que evita o acúmulo de água em pneus usados. “A reciclagem de pneus auxilia no combate ao Aedes aegypti”, disse.

Para Kelen Cristina, secretária municipal de meio ambiente, “o desafio, a partir de agora, é ampliar as destinações e tornar o pneu um resíduo de valor positivo”.

Reciclanip

Criada em 2007, a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos responsável pela gestão da logística reversa dos pneus inservíveis para a indústria nacional de pneus, tem o objetivo de fortalecer as iniciativas do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis criado em 1999, seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com grande experiência nessa área.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost