ContilNet Notícias

Nove municípios do Acre ainda têm 38 vagas disponíveis no Mais Médico

Por CARINA MENEZES, DO CONTILNET

Nove municípios do Acre e dois Distritos Indígenas ainda não preencheram o quadro total de vagas disponíveis para profissionais em substituição dos médicos cubanos no programa Mais Médicos. Um dos municípios ainda não preencheu nenhuma das vagas.

“O preenchimento das vagas segue um cronograma conforme o edital lançado em novembro de 2018. As primeiras foram preenchidas por médicos brasileiros formados no Brasil. Como ainda ficaram vagas remanescentes, agora estarão disponíveis para profissionais brasileiros que se formaram no exterior”, explica Márcia.

De acordo com balanço do Ministério da Saúde, 82% das vagas do programa Mais Médicos já foram preenchidas em todo o país. O Estado do Acre, recebeu 66 inscrições de médicos para 104 vagas disponíveis. Segundo a coordenadora da Comissão do Programa no estado, Márcia Brito, 38 vagas ainda estão em aberto.

Os municípios e distritos indígenas onde ainda há disponibilidade de vagas são: Marechal Thaumaturgo (4), Brasileia (1), Cruzeiro do Sul (2), Feijó (3), Manoel Urbano (3), Porto Walter (3), Santa Rosa do Purus (1), Tarauacá (5), Xapuri (3), Distrito indígena do Juruá (7) e Distrito do Purus (6).

38 vagas ainda não foram preenchidas/Foto: Reprodução

A cidade de Rio Branco que contava com o maior número de médicos cubanos, já está com o quadro preenchido e todos os médicos trabalhando. No entanto, o Distrito Indígena do Juruá, que tinha um número considerável de vagas disponíveis, 11, teve apenas quatro preenchidas, e das três vagas disponíveis para Porto Walter, todas ainda estão em aberto.

“As vagas nos municípios do interior demoram mais a serem preenchidas porque o trabalho tem uma logística mais complicada. Os médicos escolhem preferencialmente, as cidades mais próximas da capital”, conta a coordenadora.

Os profissionais brasileiros formados no exterior terão os dias 7 e 8 de fevereiro para escolherem a nova localidade que desejam atuar, no site do programa. Já nos dias 18 e 19/02, será a vez dos médicos estrangeiros terem acesso ao sistema para optarem pelas vagas que ainda estiverem disponíveis.

Confira o cronograma das próximas etapas:

07/02 – Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;

07 e 08/02 – Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;

18/02 – Publicação da relação dos municípios com vagas remanescentes;

18 e 19/02 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis.

Sair da versão mobile