A prefeita Socorro Neri reuniu a equipe de gestão da Prefeitura de Rio Branco e determinou uma Força Tarefa na execução do Plano de Contingência 2019. “Temos que ter espirito de equipe e estar atentos para minimizar a situação neste momento de crise”, ressaltou a prefeita. O encontro foi realizado na sala de reuniões da sede da Prefeitura.
Na manhã desta quarta, 7, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 14 metros. Na capital, alcançou 14, 30 metros. Por enquanto os bairros atingidos são a baixada da Habitasa e o Airton Sena. O Taquari, poderá ser o próximo. Até o momento, duas famílias foram retiradas de suas residências, ambas contaram com apoio da Defesa Civil Municipal.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cel. George Santos, para os próximos dias não há previsão de grandes precipitações pluviométricas – chuvas, o que pode indicar que o Rio Acre poderá voltar à sua calha nos próximos dias. “Mas são previsões, precisamos estar atentos”, ponderou.
George Santos lembrou que em 2015, ao atingir o mesmo nível-14,3 metros, o manancial desabrigou 60 famílias. Situação que já não se repete graças a investimentos na área social. Mais de 3 mil famílias que antes sofriam com cheia do Rio Acre, hoje são abrigadas no Conjunto Habitacional Cidade do Povo.
Monitoramento
Com informações da Agência Nacional de Águas (ANA), a COMDEC segue monitorando o nível do Rio Acre e principais afluentes. A população pode ter acesso às informações em tempo real pelo aplicativo “Alerta Rio Branco”. A ferramenta está disponível para sistema Android.