A meta do prefeito Ilderlei Cordeiro é adotar práticas atuais e modernas na administração municipal de Cruzeiro do Sul, tornando a gestão mais eficiente e transparente. Visando consolidar os objetivos, a Prefeitura tem ofertado uma série de cursos de qualificação aos servidores da casa, desde o início do ano.
Recentemente, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a gestão realizou a capacitação, na área de tributação, de todos os ficais e equipe financeira.
A ideia da chefe de gabinete do prefeito, Ildelcleide Cordeiro – gestora experiente com passagens pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e secretarias de Estado do Amazonas –, é descentralizar a administração, tornando os secretários e gestores protagonistas da prefeitura cruzeirense.
Para que esse processo se efetive é necessário a participação ativa, responsabilidade e expansão do conhecimento de todos os envolvidos. Para a técnica da Secretaria Municipal de Cultura, as qualificações ampliam os conhecimentos dos servidores, refletindo na melhoria dos serviços. “A ideia de capacitar os servidores, descentraliza a gestão e, além dá mais agilidade aos serviços, gera transparência”, frisou.
Parceria com a Amac
Nesta semana, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Associação dos Municípios do Acre (Amac), promoveu o curso de Capacitação no Sistema de Convênio do Governo Federal (SINCONV).
A qualificação, ministrada pela Amac, capacitou servidores das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves e Tarauacá. O secretário municipal de Planejamento, Manuel Orleílson, explica as diretrizes do curso.
“Essa já é terceira etapa de capacitação deste ano, focada no SINCONV, pois entendemos que quanto mais disseminada for a informação, mais será a nossa transparência e agilidade nos serviços e prestações de contas”, salienta o secretário. A próxima capacitação será na área de Contratos.
A Prefeitura realizará, em breve, o planejamento da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – tem a finalidade de orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.