Como parte das ações de intensificação de combate ao mosquito, a Prefeitura de Rio Branco em parceria com a SESACRE e Ministério da Saúde, iniciou na madrugada desta segunda-feira, (25), A pulverização espacial – UBV pesado, mais conhecido como fumacê.
Esse trabalho teve início nas áreas com maior número de casos de dengue registados pela SEMSA. A estratégia é realizar três ciclos em cada área e a equipe da SEMSA está treinada e devidamente equipada para o procedimento. A Região do bairro Calafate foi a primeira a receber o serviço.
A SEMSA informou que a ação combate apenas o mosquito adulto contaminado, portanto é necessário que a população estar sempre vigilante no combate aos reservatórios e locais que possam acumular água a nível de solo em seus quintais.
De acordo com a secretaria, agindo dessa forma se conseguirá evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti e mudar o cenário de epidemia pelo qual a capital passa.
Na semana passada a prefeita Socorro Neri decretou Situação de Emergência por causa da epidemia de dengue que o município atravessa.
Redução
Na sexta-feira (22), o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, informou por meio de coletiva à imprensa que as ações determinadas pela prefeita já começam a surtir efeito, tendo sido registrada uma pequena redução no número de casos constatada durante a Semana Epidemiológica nº 5.
Colaboração da população
A Prefeitura de Rio Branco continua mantendo o foco no combate ao Aedes aegypti, promovendo a limpeza de ruas e retirando lixo e entulhos de ruas, avenidas e córregos da cidade. Ao mesmo tempo, vem pedindo a colaboração da população para que não jogue lixo, objetos, garrafas pet e outros tipos de entulho nas ruas, para evitar a proliferação do mosquito.