Prefeitura no interior decreta situação de emergência após chuvas e risco de desmoronamento

A prefeitura de Marechal Thaumaturgo decretou situação de emergência, nesta terça-feira (12), após as fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias terem deixado cerca 70 residências em risco de desabamento na cidade do Vale do Juruá, no último fim de semana. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado.

De acordo com a prefeitura, ao todo vinte e seis famílias, moradoras de uma parte da cidade conhecida como “Baixa da Rial” tiveram que deixar suas moradias, devido ao risco de desmoronamento. Deste total, quatorze foram removidas para abrigos montados em duas escolas da rede municipal, sete estão em aluguéis sociais e cinco em casa de familiares. A previsão é que este número aumente, considerando a possibilidade de mais chuvas.

Moradores em áreas de risco precisaram deixar suas casas/Foto: reprodução

Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam vistorias e acompanhamento de duas áreas que apresentam riscos de deslocamento de terras, que é agravado neste período chuvoso em Marechal Thaumaturgo. A orientação segundo a Defesa Civil, é que as pessoas que residem nessas áreas, saiam o mais rápido possível, procurem casas de parentes ou os abrigos coletivos

26 famílias precisaram deixar suas casas/Foto: reprodução

O prefeito Isaac Piyãko encaminhou oficio ao Comando do Exército Brasileiro – Destacamento Especial de Fronteira de Marechal Thaumaturgo, no dia 7 de fevereiro, solicitando suporte de pessoal para auxiliar na retirada dos moradores e realizar monitoramento das áreas atingidas. Segundo Piyãko, a prefeitura está trabalhando na busca de alternativas junto aos órgãos competentes, para uma remoção definitiva dessas famílias que vivem nessas áreas de risco.

Desmoronamentos ameaçam moradores/Foto: reprodução

Ao decretar situação de emergência, a prefeitura cria facilidades para compras emergenciais e para receber ajuda prioritária dos governos estadual e federal. Além disso, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da coordenadoria municipal de defesa civil, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das casas atingidas, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost