Quem tem o emedebista Roberto Duarte Júnior como aliado não precisa de adversários políticos

Muy amigo!

O deputado estadual Roberto Duarte Júnior (MDB) voltou a dar, nesta segunda-feira (11), mais uma estocada no governo do aliado Gladson Cameli (Progressistas), ao convencer a Associação Comercial (Acisa) de que o decreto nº 536 é maléfico para os empresários acreanos.

Pedido de desculpas

Poucas horas antes, o presidente da Acisa, Celestino Bento, havia concordado que houvera uma interpretação equivocada da medida que determina a participação das empresas locais em 25% nas cotações de preço para aquisição de bens e serviços realizados pelo estado. E pediu desculpas.

Daninho

O pedido foi revogado após Celestino receber um parecer jurídico de Duarte Júnior, segundo o qual a primeira interpretação sobre o decreto 536 é que estava correta. Ou seja, segundo o emedebista, a decisão de restringir a participação de empresas locais na tomada de preços é daninha sobretudo devido à carga tributária cobrada aos empreendedores locais.

Questão de coerência

O parlamentar do MDB justificou sua intervenção em desfavor do governo com a seguinte frase: “Por defender a iniciativa privada e o agronegócio, não poderia ficar calado neste momento”. E deu no que deu.

Incapazes

Ocorre que a ferroada no aliado Gladson doeu mais do que uma dezena de discursos da oposição na Assembleia Legislativa, já que mandou de volta ao campo oposto os empresários que fazem cabo de guerra com o governo. Eis algo que os adversários políticos do atual governador não conseguem fazer depois de detonar as economias local e nacional.

Do contra

Com isso, e mais aquela dos radares eletrônicos, Roberto Duarte pode se declarar o emedebista da bancada de oposição – papel que aparentemente era reservado à deputada e correligionária Meire Serafim.

Ao que parece

Até 2020, quando os partidos haverão de lançar candidatos a prefeito, Duarte Júnior haverá de comandar o picadeiro. É o que parece.

Áudio

Recebi um áudio do vereador de Cruzeiro do Sul, Chaguinha do Povo (PDT), no qual ele conta que tem se dedicado a descobrir uma possível cura para doenças na saliva dos cães. “Começou quando eu tive uma ferida braba que foi lambida por um cachorro e sarou”, conta no áudio.

Melhores amigos

Segundo o vereador, há três meses ele tem procurado ajuda de especialistas para o estudo da composição da saliva do melhor amigo do homem, fiado na crença de que ali se encontra um princípio ativo de futuros medicamentes para combater algumas entre as muitas moléstias sofridas por nós.

Fel

A empolgação do legislador cruzeirense é audível na gravação. Ele também se diz empenhado em outra missão: a de descobrir os princípios medicinais existentes no fel da paca – o roedor da família Cuniculidae. De acordo com Chaguinha do Povo, a substância (já testada por ele, com resultados positivos, segundo assegura) é capaz de tratar a malária – doença que ele teria contraído quase uma dezena de vezes.

Fábulas fabulosas

Conhecido na cidade de Cruzeiro do Sul por sua atuação irreverente na Câmara Municipal, o vereador tem um universo político próprio, povoado por personagens que mais parecem saídos do romance ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, ou das fábulas de La Fontaine.

Inclinação pessoal

Mas como aprendi pelas bandas do Juruá, durante uma reportagem, a rã Phyllomedusa bicolor, popularmente conhecida como Kambô, possui, no veneno, o antibiótico mais poderoso do planeta (o que já foi cientificamente comprovado). Por isso me inclino a conceder ao vereador do PDT ao menos o benefício da dúvida.

Caminho plano

A coluna segue no caminho certo ao desagradar a gregos e troianos. Se fustiga a turma do PCdoB e PT, são os esquerdistas a arreganharem os dentes para o autor. Quando o açoitado é o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas), a gritaria parte dos adversários dos primeiros. É que pau que bate em Chico, bate também em Francisco…

Valentes

É com um sorriso largo nos lábios que leio, aqui e acolá, as críticas que os valentes fazem ao PT depois da derrota fragorosa nas urnas. É que sei de tantas outras informações de bastidores sobre as quais ninguém tinha coragem de falar até 43 dias atrás.

Ninho da pata

Findo o desastrado governo de Tião Viana, continuam a espocar as desavenças dos que, até outubro de 2018, se gabavam de ser unidos como unha e carne.

Violeiro

A propósito, nem mesmo Jorge e Tião Viana escaparam dos encontrões em público. E a coisa teria descambado para o pior, não fosse o ex-senador sacar a viola do saco.

Registro

Leitor da coluna me escreve e-mail com a observação de que o trânsito na Capital anda mais lento do que Tartaruga Ninja. É que, segundo afirma, os semáforos estão fechando em tempo recorde. “As mudanças, pelo menos nesse setor, foram pra pior”, garante ele na mensagem.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost