Rio Branco, Acre,





Representantes dos povos indígenas Huni Kuin fazem visita a secretário de Saúde


Durante a reunião Ninawa, que é o presidente da Federação dos Povos Indígenas Huni kuin do Acre, apresentou as principais necessidades da população indígena com relação a saúde

FHAIDY ACOSTA, SECOM

Para discutir temas voltadas a saúde indígena, representantes da Federação dos Povos Indígenas Huni kuin do Acre, se reuniram na nesta terça-feira, 05, com o secretário de saúde Alysson Bestene.

Secretário dialoga sobre atendimento e acolhimento do paciente indígena dentro das unidades de saúde do estado (Foto: Junior Aguiar)

Durante a reunião Ninawa, que é o presidente da Federação dos Povos Indígenas Huni kuin do Acre, apresentou as principais necessidades da população indígena com relação a saúde.

“No primeiro momento viemos fazer o contato com o novo secretário e trazer algumas pautas sobre a saúde indígena. Um dos assuntos foi sobre o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (Iaepi) ofertado pelo governo federal a todas as unidades de saúde do estado, sendo um incentivo ao atendimento aos pacientes indígenas”, explica Ninawa.

Os representantes também trataram sobre um assunto muito delicado hoje nas comunidades indígenas, que é a saúde mental, no qual o secretário realizou alguns encaminhamentos para ampliar essa temática, para que haja resultados positivo para as comunidades indígenas.

“Conversamos sobre o núcleo de saúde indígena da Fundação Hospitalar e também sobre o atendimento e acolhimento do paciente indígena dentro das unidades de saúde do estado e fortalecemos essa parceria com a população indígena”, acrescenta o secretário Alysson Bestene.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários




Outras Notícias

Veja Também