19 de abril de 2024

Após decreto de calamidade na saúde, secretário diz que haverá concurso em março

Após o governo do Estado decretar calamidade pública na saúde, por meio do Diário Oficial desta sexta-feira (15), devido a falta de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o secretário Alysson Bestene informou ao ContilNet que dentre as medidas adotadas para resolver a situação de forma emergencial, deverá ser lançado um edital para realização de um processo seletivo já no próximo mês de março.

Secretário de Saúde, Alysson Bestene/Foto: Secom

“O governo precisava resolver a situação de forma legal e transparente então foi necessário esse decreto por 90 dias para que possamos fazer os contratos emergenciais para suprir a necessidade e manter as unidades funcionando, especialmente no interior.”, justificou Bestene.

Segundo ele, há falta de profissionais em diversas unidades e a existência de contratos precários, provisórios e muitos dos quais aditivados “de boca”. “Vários contratos estão sendo avaliados, mas a nossa intenção é resolver em definitivo.”, acrescentou.

Ainda de acordo com o secretário, a atual gestão recebeu a saúde com uma dívida que gira em torno de R$ 77 milhões. “Temos ainda o problema com o pró-saúde que o mês de dezembro não foi pago, mas estamos honrando nessa gestão. Já colocamos o mês de janeiro em dia e o compromisso do governador Gladson Cameli é que num curto espaço de tempo a gente resolva todas essas situações.”, assinalou.

Alysson Bestene também pediu paciência ressaltando que a área da saúde tem um alto grau de complexidade. “As dificuldades e os desafios são imensos.”, completou. Além da demanda mais urgente que é a contratações de profissionais, empresas, serviços e a compra de produtos, inclusive medicamentos, deverão ser feitas de modo emergencial.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost