24 de abril de 2024

Senadores acreanos contrariam decisão do STF e defendem voto aberto para presidência do Senado

Mesmo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a votação para a presidência do Senado será secreta, os senadores acreanos, Sergio Petecão (PSD), Mailza Gomes (Progressistas) e Márcio Bittar (MDB), continuam defendendo o voto aberto, independentemente de interesses partidários.  A eleição da escolha da nova mesa diretora do Congresso foi iniciada às 11:09 deste sábado (2).

Mailza assina abaixo-assinado a favor da votação aberta para presidente do Senado/Foto: ascom

Mailza enfatizou que é preciso haver compromisso com a democracia e a transparência. “Hoje é um dia de decisões aqui no Senado. Pelo compromisso com a democracia, defendo o voto aberto”, ressaltou.

Petecão também defende voto aberto/Foto: reprodução

Já o senador Sergio Petecão (PSD) também discordou da decisão do ministro Dias Toffoli e disse que vai manter o voto aberto. “Meu voto ia ser aberto, agora vou abrir e arreganhar”, declarou.

Já o senador Márcio Bittar, questionou pelas redes sociais, os motivos pelos quais os senadores tanto defendem a votação secreta. “Por que votação secreta? Qual é o segredo que eles têm?”, comentou.

Bittar questiona decisão de voto fechado “O que eles têm a esconder?”/Foto: reprodução

Andamento das eleições do Senado

Com mais de uma hora de sessão, os parlamentares ainda não decidiram como será a votação. Alguns parlamentares prometem, mesmo com a decisão do ministro, declararem em que votaram após a eleição. O senador de Goiás, Jorge Kajuru (PSB), disse que se acaso o voto não for aberto, ele terá um infarto. “Quero dizer que eu já trouxe meu médico, se essa eleição não for aberta, vou enfartar, eu estou falando sério”, afirmou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost