Slam Central: grupo realiza campeonato de poesia em Rio Branco, nesta sexta-feira

No próxima sexta-feira (15), Rio Branco será palco da última edição do Slam Central, campeonato de poesia promovido pelo coletivo nacional Poetas Vivos que será realizado na Concha Acústica, às 18h30. O vencedor da competição vai disputar a final com os poetas vencedores das quatro edições anteriores.

Os Slams, uma espécie de campeonato de poesia falada surgiu no Estados Unidos e vêm ganhando o mundo como uma nova forma de expressão, sobretudo para os jovens das periferias. No Acre, o movimento também cresce e já são ao menos sete slams ativos na capital, conforme disse um dos coordenadores do Poetas Vivos, Chameison Araújo.

“O Slam central é um dos núcleos do Slam Acre que atualmente, possui 11 núcleos mapeados, destes 7 estão ativos e funcionando”, destacou.

No Slam, os slammers (os poetas) participam com seus trabalhos de poesia que devem ser de autoria própria, e que envolvem também performance na declamação, com tempo limitado a três minutos por apresentação, podendo perder pontos caso se ultrapasse. Além disso, não pode haver acompanhamento musical, figurinos e adereços nas performances que são julgadas por cinco espectadores, escolhidos espontaneamente entre o público, que darão notas de 0 a 10, aos competidores.

Segundo Araújo, além do Slam Central, os poetas acreanos se preparam para a edição do Slam Acre, o campeonato estadual que ainda não tem data definida. No Slam Acre, participam representantes de todos os núcleos disputando uma vaga para o nacional, que deve acontecer em São Paulo, no segundo semestre deste ano.

O Slam é uma das principais atividades do Poetas Vivos, que também trabalha com teatro poético e formação de poetas dentro das periferias. Poetas Vivos é um coletivo nacional que surgiu no Rio Grande do Sul (RS).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Slam Central: grupo realiza campeonato de poesia em Rio Branco, nesta sexta-feira