23 de abril de 2024

Veja como fica o funcionamento de órgãos públicos e comércio durante o Carnaval

O período do Carnaval altera o funcionamento de diversos órgãos e empreendimentos na capital acreana. A festa mais popular do país tem início na segunda-feira (04) e vai até a quarta-feira de cinzas (06), isso faz alguns estabelecimentos funcionarem em esquema especial.

Veja a seguir as alterações nos horários de funcionamento dos principais setores públicos e privados para o período de carnaval:

Serviços públicos

Segunda e Terça-feira: Conforme o Governo do estado, as Centrais de Serviços Públicos (OCA) Rio Branco e Xapuri, assim como todas as secretarias de Estado, terão ponto facultativo na segunda e terça-feira, durante todo o dia. Porém, os serviços essenciais como delegacias e hospitais públicos de urgência e emergência (UPAs) e Pronto Socorro, funcionam normalmente.

Na quarta-feira (6), o governo decretou ponto facultativo até às 14h. Alguns serviços voltam a suas atividades normais no período da tarde. Outros só devem retornar na quinta-feira (7), como a Oca, por exemplo.

Prefeitura

Por causa do feriado do carnaval, vários serviços municipais serão alterados e outros interrompidos. Na saúde, o funcionamento das cinco Unidades de Referência de Atenção Primária – URAPs, São Francisco, Roney Meireles, Rosangela Pimentel, Hidalgo de Lima e Cláudia Vitorino, será normal neste sábado, 2 de março, das 7 às 13 horas.

Na segunda, terça e quarta, todas as unidades de saúde, inclusive as URAPs, permanecerão fechadas. Na quinta-feira, 7, o atendimento será normal nas URAPs e demais unidades. Já na sexta-feira, 8, por causa do feriado do Dia da Mulher, as URAPS funcionarão somente até as 13 horas, e no sábado, 9, estarão fechadas. Em caso de necessidade, as pessoas devem buscar as UPAS e o Pronto Socorro.

Bancos

De Acordo com o Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC), os bancos fecham as portas na segunda e terça-feira de carnaval e reabrem na quarta-feira (6), a partir das 10h. Na sexta, dia 08 de março, os bancos voltam a ficar fechados devido ao feriado do dia Internacional da Mulher, retornando os atendimentos na segunda-feira (11).

Bancos fecham na segunda e terça e reabrem na quarta (6) a partir das 10h/Foto: reprodução

Comércio

A Associação Comercial do Acre (Acisa) informou que fica a cargo dos comerciantes abrirem ou não seus estabelecimentos nos dias de carnaval. Também não será necessário, os empresários solicitarem autorização junto ao Sindicado dos Trabalhadores para abrirem seus comércios.

Correios

O Correios informou que não haverá expediente na Área Administrativa nos dias 04/03 (segunda-feira de carnaval) e 05/03 (terça-feira de carnaval). O expediente do dia 06/03 (quarta-feira de Cinzas) deverá ter início a partir das 13h com término às 17h. Também não haverá expediente nas Áreas Operacionais nos dias 04/03 (segunda-feira de carnaval) e 05/03/ (terça-feira de carnaval). O expediente do dia 06/03/ (quarta-feira de Cinzas), terá funcionamento normal. As transações do Banco Postal e as postagens ocorridas entre os dias 2 e 5 de março serão consideradas como realizadas no próximo dia útil.

Judiciário

No Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) o atendimento ficará suspenso de segunda a quarta-feira de carnaval. Na quinta (07), será ponto facultativo e o atendimento aos casos urgentes será realizado em carácter de plantão. Na sexta-feira (08), o atendimento também estará suspenso, tendo em vista o feriado do dia Internacional da Mulher. O Tribunal volta a funcionar normalmente na segunda-feira, 11 de março.

Shopping

O Via Verde Shopping, em Rio Branco, funciona normalmente na segunda-feira (04), das 10h às 22h, tanto as lojas como a praça de alimentação. Já na terça (05) a praça de alimentação abre às 11h e as lojas a partir das 13h, funcionando até 21h.

Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será das 12h às 21h, nas lojas e praça de alimentação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost