A polêmica taxa sobre o recolhimento do lixo domiciliar, instituída pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro (Progressistas) – depois de aprovada no ano passado pelos vereadores –, volta a ser tema de debates no Parlamento Municipal.
Na primeira sessão ordinária realizada pela Câmara, na manhã desta quinta-feira (7), o vereador Elenildo da Pesca, também do Progressistas, apresentou um requerimento para a realização de audiência pública sobre o assunto.
Membro da base aliada de Ilderlei na Casa, Elenildo quer ouvir o que a população, por meio de seus representantes, tem a dizer sobre a cobrança. Segundo ele, o valor da coleta dos detritos residenciais era de 7 reais quando cobrada junto com o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), e saltou para R$ 25,90, após se tornar uma taxa avulsa.
“Peço à Mesa Diretora que convide os representantes do Ministério Público do Estado, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Exército, além dos presidentes das associações de moradores de todos os bairros, para debatermos, juntos, esse tema”, disse Elenildo ao discursar em defesa do requerimento.
A proposta, aprovada em votação em plenário, agenda a audiência pública para o dia 14 de março, às 8h30, na sede do Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul.