ContilNet Notícias

Zeladoria atua na retirada de entulho e na Educação Ambiental em Rio Branco

Por ASCOM

Dando continuidade à Ação de Combate ao Ades, a secretaria de Zeladoria da Cidade, atua simultaneamente nesta terça-feira nos bairros Wilson Ribeiro, Bosque e Residenciais Iolanda e Eldorado, na retirada de entulho. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito. As equipes da Zeladoria foram ampliadas por determinação da prefeita Socorro Neri.

Nas quatro localidades, os moradores, previamente avisados, retiraram o entulho dos quintais e as equipes da Zeladoria, com apoio de maquinas e caminhões, recolhem o material. Desde o início deste ano já foram retirados dos bairros da capital, 7 mil toneladas de entulho, como poda de árvores e vasilhas.

A zeladoria mantém equipes de educação ambiental nos bairros de Rio Branco/Foto: Reprodução

Em outra frente de serviço, a zeladoria mantém equipes de educação ambiental nos bairros de Rio Branco. Nesta terça-feira, a atuação da equipe foi no Residencial Eldorado, localizado no final da Estrada do São Francisco.

O titular da Zeladoria, Kellyton Carvalho, explica que, “a exemplo dos Agentes de Endemias da secretaria de Saúde – SEMSA, nossos educadores ambientais, dão orientação aos moradores sobre os cuidados com os quintais, de modo a evitar a proliferação do Aedes aegypti. Também orientam sobre a política de resíduos sólidos, para evitar que entulhos sejam jogados nos igarapés e demais mananciais”, explica Kellyton.

/Foto: Reprodução

Redução de casos de Dengue

O trabalho conjunto entre a Zeladoria e SEMSA, sob coordenação da prefeita Socorro Neri, já apresenta resultado positivo. De acordo com o Boletim Informativo Sobre Dengue divulgado pela SEMSA, na Semana Epidemiológica nº 05 (27/01 a 02.02.2019) foram registrados 189 casos suspeitos da doença, distribuídos em 75 bairros da cidade. Na Semana nº 04, a SEMSA havia registrado 234 casos suspeitos de dengue em Rio Branco, espalhados em 97 bairros da capital. A redução foi de 45 casos.

O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, credita essa redução a várias ações comandadas pela prefeita Socorro Neri, como a decretação de situação de emergência, a contratação de 22 agentes de endemias para atuar diretamente na visita, ampliação do número de equipes da Zeladoria da Cidade no recolhimento de lixo e entulho, a intensificação do plano de mídia da Prefeitura, que alerta a população para o risco e os cuidados em relação ao mosquito e a parceria buscada por ela com o Exército Brasileiro, que cedeu 22 militares para reforçar as visitas militares.

Sair da versão mobile