ContilNet Notícias

Anvisa suspende testes rápidos da Bahiafarma para dengue e outras três doenças usados no AC

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão do uso de testes rápidos para diagnóstico de dengue, chikungunya, zika e febre amarela produzidos pela Bahiafarma. A reclamação, de acordo com informações do Estadão, veio após reclamações dos governos do Acre, Minas, São Paulo, Rio e Goiás, que suspeitaram que resultados dos testes eram incorretos.

“Lotes do produto foram enviados para a análise e o resultado apontou baixa sensibilidade, o que indica risco de o paciente com a doença ter o teste chamado ‘falso negativo’ e assim, ser considerado saudável e dispensado de tratamentos necessários. Mesmo sem resultado oficial, alguns Estados já haviam decidido suspender o uso dos exames da Bahiafarma”, diz um trecho da reportagem.

Reprodução

Comprados pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos na rede pública, os testes tiveram sua qualidade reprovada por exames analisados pela agência. O MS informou que os testes rápidos de febre amarela foram comprados no ano passado. A pasta ressaltou ainda que a suspensão não afetará o diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. Os testes que estão suspensos, disse a pasta, são destinados à triagem de casos suspeitos, e não para o diagnóstico.

Sair da versão mobile