Após a manifestação que reuniu esposas e familiares de presidiários da Unidade Penitenciária Francisco d’Oliveira Conde, contra as mudanças propostas pela nova diretoria do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), o órgão emitiu na tarde desta quinta-feira (28) uma nota falando sobre o assunto.
O local ficou interditado no início da tarde, quando as mulheres formaram uma ‘corrente humana’ para impedir a passagem de veículos.
SAIBA MAIS:
Esposas de presidiários protestam e paralisam trânsito no centro de Rio Branco
No texto, a direção destaca que as mudanças são necessárias, pois garantem uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, oferecem melhores condições no atendimento dos familiares e fortalecem a segurança de reeducandos, servidores e familiares.
CONFIRA NA ÍNTEGRA:
Nota
O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen/AC), por meio do Diretor Presidente Lucas Gomes, vem a público esclarecer os fatos que envolvem a manifestação dos familiares dos reeducandos, na Avenida Ceará, nas proximidades do Estádio José de Melo.
As manifestantes reivindicam a revogação da portaria nº 573/2019 que dispõe sobre a normatização do cadastro de visitantes e dos procedimentos de visitas das Unidades Prisionais do Estado do Acre. A Portaria, recentemente publicada em Diário Oficial, restringe as visitas e estabelece novos horários para a visitação, visando garantir a ordem, a segurança e reduzir o fluxo dentro das Unidades Penitenciárias, sem ferir o direito à assistência familiar recebida pelos apenados.
Desta forma, o Iapen parte do posicionamento de que as mudanças são necessárias, pois garantem uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, oferecem melhores condições no atendimento dos familiares e fortalecem a segurança de reeducandos, servidores e familiares.
Rio Branco – Acre, 28 de março de 2019.
Ascom/Iapen