A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) homenageou nesta quinta-feira (28), em sessão solene, o Dia Nacional do DeMolay, comemorado em 18 de março. A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos para jovens do sexo masculino, com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos.
A homenagem foi solicitada pelo deputado Roberto Duarte (MDB), que em pronunciamento falou da importância do patriotismo, um dos pilares educacionais da Ordem, para a manutenção da democracia. Salientou ainda que a Ordem é a primeira organização juvenil a ensinar jovens a ser bons cidadãos.
“Estamos vivendo um momento único nesta casa. Esta homenagem é muito importante para nós. A Ordem foi fundada com o princípio de lapidar o caráter dos jovens. Estamos falando de uma entidade fraternal, que faz com o que os jovens tenham capacidade de liderança, de bom senso, de trabalho, de equipe, respeito e soberania. O DeMolay é a primeira organização juvenil que se dedica ensinar jovens a ser bons cidadãos, e eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa família”, disse.
O parlamentar falou ainda sobre os avanços da entidade no Estado do Acre. “No início, tínhamos representantes só em alguns municípios do Acre, hoje já somos muitos graças ao empenho dos nossos líderes. E o nosso compromisso com o povo acreano está mais fortalecido do que nunca, tenho certeza que a família crescerá ainda mais porque o nosso trabalho não para”, complementou.
Roberto Duarte agradeceu ao ex-deputado estadual Chagas Romão (MDB) por ter sido autor da Lei nº 2.125, que instituiu o “Dia Estadual do DeMolay”.
O presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jenilson leite (PCdoB), parabenizou o deputado Roberto Duarte pela indicação da solenidade. Ele destacou o papel da Maçonaria na sociedade e de como as ações promovidas pela entidade fazem a diferença, uma vez que a crescente violência tem assustado a população.
“O que aconteceu aqui é de extrema relevância. As sessões solenes cumprem um papel social de tornar proeminentes as ações benéficas de diversos setores, entidades e pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Somos tomados diariamente por notícias tristes e precisamos nos unir. A Maçonaria preserva valores importantes para uma sociedade ética, que prima acima de tudo pela caridade e o amor ao próximo”, afirmou.
Os propósitos da entidade na formação dos jovens também foram destacados por Ianes Nogueira, Grande Orador Estadual Adjunto da Ordem DeMolay Acreana. Ele disse que a solenidade significa uma marca ‘infindável’ para a Ordem.
“Os propósitos da fundação da Ordem somam-se aos problemas que a nossa juventude enfrenta atualmente nos desafios diários, nas crises, no trabalho, na educação, na família e nos costumes. A Ordem se dedica ainda a auxiliar na formação de políticas voltadas aos nossos jovens, eles são diariamente preparados para os desafios do presente e do futuro”, enfatizou.
Lauro Borges, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay acreana, destacou os princípios básicos que norteiam o grupo e agradeceu pela homenagem recebida. “Sem dúvidas, estar nesta casa representando uma legião de jovens desse grupo é algo muito valoroso para mim. Não temos segredos para o mundo no que se refere aos nossos objetivos centrais, que são embasados, acima de tudo, na ajuda ao próximo. Em nossas reuniões são ensinados princípios que guiam essa base. Há 100 anos a Ordem DeMolay vem mudando a vida de jovens, os ensinando a buscar sempre mais honestidade, carinho e amor. ”
O também Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay acreana, Alberto Manoel, reiterou os agradecimentos ao deputado Roberto Duarte pela sessão em homenagem à Ordem. Ele também fez um breve relato sobre os trabalhos que o grupo tem realizado ao longo de sua existência.
“Neste ano completamos 100 anos de fundação. Trabalhamos a formação do caráter para formarmos bons cidadãos, com o objetivo da melhoria mútua e de lutar por aquilo que é justo. Aqui, aprendi a lutar por causas nobres e de justiça. Em breve, outro jovem estará em meu lugar e terá a missão de ser um líder, dessa forma poderemos apresentar à nação brasileira uma sociedade que luta por ideais livres do preconceito. ”
Ao final da solenidade alguns fundadores da entidade foram homenageados pelos deputados no centro do plenário com uma Moção de Aplauso, também de autoria do deputado Roberto Duarte. A moção é em homenagem ao trabalho que a Ordem DeMolay realiza no Estado.
Alguns templos da Ordem também foram homenageados na ocasião, como o templo Manoel Gonzaga, de Rio Branco; o Antônio Abrahão, de Brasileia; e o templo Vale do Juruá, de Cruzeiro do Sul.
História
Conhecida como a maior entidade juvenil do mundo, a organização para-maçônica foi fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, e é patrocinada e mantida pela Maçonaria oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.
Hoje, a instituição é administrada pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (Scodb) e pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (Scodrfb).