Nesta quinta-feira (21), o Deputado Estadual Cadmiel Bomfim cumpriu agenda em Brasília para tratar sobre a telefonia no Estado do Acre.
O Deputado Estadual, acompanhado da Deputada Mara Rocha (PSDB/AC) e do Deputado Jesus Sérgio (PDT/AC), foram recebidos pelo Presidente da ANATEL, Sr. Leonardo de Morais, pelo Vice-Presidente, Sr. Emmanoel Campelo e pelo Superintendente de Controle de Obrigações da ANATEL, Sr. Carlos Baigorri.
Durante a reunião, os parlamentares enfatizaram as principais dificuldades na telefonia no Acre, dentre as quais se destacam os problemas para completar chamadas e a falta de cobertura em cidades como Tarauacá e no Vale do Juruá.
O presidente da ANATEL esclareceu que a principal dificuldade para melhorar a comunicação é a falta de redundância. Como o Acre é atendido por apenas uma linha de fibra ótica, a capacidade de atendimento está se esgotando por conta do aumento acelerado de usuários.
Sobre os constantes apagões na telefonia, o Presidente informou que eles ocorrem em função dos rompimentos das fibras óticas, e esses rompimentos ocorrem, principalmente, por conta de obras ou perfurações.
Por fim, o Presidente da Anatel informou que marcará uma reunião na próxima semana, com as quatro operadoras de telefonia, para ter um diagnóstico claro da situação no Acre e para cobrar ações concretas de cada empresa.
“Fomos informados que a Anatel está estudando formas de criar a redundância nas fibras. Sabemos que este é um desafio para o setor de engenharia, mas saio com a certeza que a Agência está sensível às dificuldades que enfrentamos no Acre”, afirmou Mara Rocha.
“Vim a Brasília para tentar encontrar soluções para o problema da telefonia no Acre. Não podemos continuar convivendo, em pleno século XXI, com a baixa qualidade dos serviços oferecidos no Acre. Contei com a ajuda da Deputada Mara Rocha, que ajudou no agendamento da reunião, além disso, agradeço a participação do Deputado Jesus Sergio, que apoiou nosso pleito”, afirmou Cadmiel.