A Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), vai realizar uma campanha de doação de sangue, no próximo quinta-feira (28), com o objetivo de abastecer o estoque da unidade com bolsas de sangue.
De acordo com o diretor presidente, Lúcio Brasil, atualmente o hospital dispõe apenas de três bolsas de sangue do tipo O+. “Não existe nenhum outro tipo de sangue no momento”, informou.
Brasil frisou que no próximo dia 28 de março, a Hemoacre trará uma carreta para o local. Conforme o gestor, quando há necessidade de determinado tipo de sangue, o hospital realiza uma campanha de três dias. “Os familiares vêm com pessoas próximas e conseguem por conta própria. A situação é grave”, declarou.
Vantagens para quem doar sangue
Quem se propuser a doar sangue, irá fazer uma bateria de exames clínicos para verificar se o doador está apto a passar a bolsa.
Outra vantagem que os doadores poderão ter é um dia de folga do trabalho garantida por lei, o empregado poderá deixar de comparecer ao trabalho por um dia a cada doze meses de trabalho em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada (inciso do artigo 473 da CLT). Lei nº 1.075, de 27 de Março de 1950.
Procedimentos
Para realizar a doação é necessário apresentar documento oficial com foto (menores de idade precisam estar com responsável). É importante lembrar que, uma única bolsa de sangue ajuda a salvar até 4 vidas.
O procedimento para ser um doador é simples e rápido, durando cerca de 30 minutos. Homens podem realizar até 4 doações por ano, já as mulheres podem realizar até 3 doações.