Unificar a arte do grafite, e proporcionar aos artistas locais, nacionais e internacionais a interatividade e a troca de experiências. É com essa intenção que o grupo Aquiri Crew lança, no Dia Nacional do Graffiti, a 3ª edição do RB Graffiti nesta quarta-feira, 27, às 9h, no muro da Papelaria Globo, localizado na Avenida Ceará, em Rio Branco.
O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), traz o tema “Reflorestando a Paz”, que visa transmitir um olhar crítico através da arte sobre a disseminação da violência no contexto geral.
“Nossa ideia é fortalecer o grafite local e difundir essa arte como forma de manifestação social”, destaca Matias Souza, um dos organizadores do evento.
O lançamento marca a divulgação do edital do Encontro dos Grafiteiros, que será promovido em julho, e a abertura das inscrições para o evento, que neste ano terá algumas novidades, entre elas, a paridade de gênero: 50% das vagas para homens, e 50% para mulheres. Além disso, outra novidade é a inserção da cidade de Cruzeiro do Sul no projeto.
As inscrições se iniciam no dia 27 de março, e se estendem até o dia 8 de abril. Já o RB Graffiti será entre os dias 12 e 21 de julho, sendo de 12 a 14 na capital acreana, e de 18 a 21, em Cruzeiro do Sul.
Outra novidade será o lançamento do Álbum do Graffiti RB, publicação que conta em textos e imagens a história do grafite na cidade de Rio Branco, desde a década de 80, até os dias atuais.
A publicação tem organização e textos do historiador Marcus Vinicius, pesquisa e curadoria de Talita Oliveira, pesquisa histórica de Diana Dantas, e projeto gráfico de Marina Bylaardt. Ao todo, cerca de 23 artistas foram entrevistados e 60 locais fotografados.
Também será apresentado um mapa dos grafites online, com acesso às informações de cada ponto da cidade onde existem grafites, e rotas para visitá-los.
“Além disso, durante o Encontro em julho, teremos apresentações, show, Slam, batalhas de break, DJs e batalhas de rimas. Com isso, o público se beneficiará com uma grande diversidade de atividades ligadas às culturas urbanas”, pontua Matias.
O presidente em exercício da FGB, Erick Caniso, destaca a importância do movimento para Rio Branco: “As culturas urbanas vêm, ao longo dos últimos anos, ganhando forças e trazendo cores para a cidade. Desde a gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre, o grafite é valorizado, inclusive, sancionando uma lei que regulariza a arte de grafitar em espaços públicos de Rio Branco. A prefeita Socorro Neri segue com esse legado, pois sabe que o trabalho desses grupos gera reflexão, além de deixar a cidade mais bonita e colorida”.
O RB Graffiti ainda conta com apoio cultural do governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência e Inclusão Social (IAIS), Departamento de Juventude do Acre e Fundação Elias Mansour (FEM), Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Spray Paris 68, além de apoio da Mega Tintas, Papelaria Globo, Casa Urbana e Domino’s Pizza.