ContilNet Notícias

Deputado Jenilson apresenta anteprojeto de fortalecimento do turismo nas aldeias indígenas Acreanas

Por SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quarta-feira (20), para a apresentar anteprojeto de fortalecimento do turismo nas aldeias indígenas do Acre. Na ocasião, ele destacou a reunião que teve com a secretária de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique, para discutir maneiras de melhorar o etnoturismo e ecoturismo nas comunidades indígenas  do Estado do Acre

Segundo Jenilson, no estado existe uma grande rede de turistas que frequentam as aldeias indígenas. “Eles vêm de pontos diferentes do mundo, de vários países e até do Brasil, que buscam os conhecimentos tradicionais e a cultura” declarou.

Jenilson Leite/Foto: reprodução

O comunista disse que no Acre, existem cerca de 16 aldeias indígenas. Em relação à conversa com Eliane, ele ponderou que ela está muito dedicada à nova função e principalmente em fazer com que o turismo nas comunidades possam de fato melhorar.

O deputado frisou que o objetivo do anteprojeto é de ajudar o turista desde sua saída da Europa, bem como, os que vem de alguma cidade no Brasil, a chegar no estado e ter todo o acompanhamento necessário até as aldeias. “Tem um exemplo muito bacana no Peru, onde os turistas que vão acabam tendo vontade de voltar. Esperamos que o Etnoturismo seja uma fonte econômica para o Acre futuramente” , salientou.

O que é  Etnoturismo?

Etnoturismo é o tipo de turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas. Este tipo de turismo é uma fonte de renda para as aldeias, que conseguem se sustentar financeiramente através deste tipo de negócio.

No Acre, por exemplo, há algumas aldeias que têm se tornado conhecidas através da realização de festivais que reúnem dezenas de turistas do Brasil e do exterior para conhecer de perto a vivência dos índios acreanos e seus costumes milenares.

Sair da versão mobile