Desconto no ICMS de querosene de aviação não vai reduzir preço em voos intermunicipais

Desoneração

Era para ser uma no prego e outra na ferradura, mas o martelo foi batido uma única vez pelo governo do estado, no que diz respeito à decisão de reduzir o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do querosene de aviação. Mantido em 25% pelos governos do PT, o percentual cairá para 3%.

Toma lá dá cá

Ao abrir mão de parte da receita estatal em forma de arrecadação do ICMS, o governo obteve, como contrapartida, a garantia da empresa Gol Linhas Aéreas de que a partir do dia 1º de junho deste ano ela passará a oferecer voos diurnos nos trecho Brasília-Rio Branco, e também entre a Capital e o município de Cruzeiro do Sul.

Tendência de aquecimento

Para implementar o transporte aéreo de passageiros entre o Acre e outros estados do Norte do país, também no período diurno, o governador Gladson Cameli (Progressistas) já sinalizou a disposição de zerar o ICMS do querosene de aviação. Uma companhia aérea regional, sediada no Amazonas, já teria mostrado interesse em operar na rota Rio Branco-Puerto Maldonado, no Peru, segundo a secretária de Estado de Turismo, Eliane Sinhasique.

É o que se espera

Não resta dúvida de que a iniciativa do governo haverá de resultar em mais comodidade e mais oferta aos acreanos. E, assim esperamos, uma significativa redução nos preços das passagens aéreas.

Júbilo

Exultante, Eliane Sinhasique, que vislumbra na medida a chance de que o setor do turismo local seja finalmente alavancado, tratou de falar do assunto com enorme empolgação.

O povo quer saber

Sem nenhum desejo de desmerecer o esforço do atual governo ou de ignorar seus evidentes resultados, tive o cuidado de checar com a secretária de Turismo se a regra valeria para aviões de pequeno porte – responsáveis estes pelo transporte de passageiros sobretudo na região do Juruá, onde estão os chamados ‘municípios isolados’, aos quais só se pode chegar pelas vias aérea e fluvial.

Registro

É que lembrei de um vídeo em que um grupo de moradores de Marechal Thaumaturgo, reunidos na pista de pouso à espera do ex-governador Tião Viana (PT), o cercou após o desembarque para reclamar do preço das passagens entre o município e a vizinha Cruzeiro do Sul. Em dado momento, o petista sugere ‘incendiar’ as aeronaves em protesto contra o valor dos bilhetes.

Ficou só na promessa

Tião desconversou, fiado na certeza de que os manifestantes desconheciam a principal razão pela qual eram (e ainda são) obrigados a pagar tão caro pelo transporte aéreo intermunicipal. E – como de praxe – prometeu dar respostas às reivindicações para minutos depois esquecer o compromisso.

Tudo como dantes

Pois bem, consultei Sinhasique sobre a medida que reduz o ICMS do querosene de aviação, perguntando se ela era extensiva aos aviões de pequeno porte que cobrem os trechos intermunicipais. E a resposta, infelizmente, foi negativa.

Eu não me contenho

Recebo a informação de que uma colega criticou esta Pimenta no Reino no que tange à tendência do autor em desdobrar um único assunto em várias notinhas. Em resposta, tenho a dizer que minha preocupação, desde o dia em que assumi a responsabilidade de preencher este espaço com informações, pitacos e análises sobre a política, foi de evitar fazê-lo de forma superficial, desatenta e descompromissada. Os resultados logo apareceram: a coluna fidelizou leitores, incomodou poderosos, cresceu em número de acessos e até foi apontada como a segunda mais lida do Acre – segundo pesquisa de opinião encomendada pela concorrência.

Bateu, levou

Acresço que não escrevo para os que têm preguiça de ler e costumam ter dores de cabeça quando decidem submeter o cérebro ao exercício da interpretação. Críticas e contrariedades são inevitáveis – e muitas até bem-vindas. E se não me melindro com elas, menos ainda me deixaria afetar por comentários obtusos.

Sobe!

O jornalista Altino Machado foi guindado ao cargo de diretor na Secretaria de Estado de Comunicação. Muitos podem até antipatizar com o colega – o que não é o meu caso –, mas são obrigados a admitir que Altino é um dos melhores profissionais da imprensa no estado.

É só apertar

Na recente sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, foi anunciado o inovador aplicativo de celular batizado de “Botão da Vida” – cuja finalidade é permitir a emissão de alertas à polícia em caso de ameaças ou de agressão contra mulheres vítimas de violência doméstica.

A César o que é de César

A iniciativa, óbvio, é meritória. Ainda assim, é preciso lembrar que ideia parecida foi sugerida pela ex-deputada estadual Eliane Sinhasique (MDB), em agosto de 2018. A ideia não vingou, claro, porque o governo anterior estava pouco se lixando para a violência galopante. O atual, porém, se mostra atento à questão. Mas não custava nada atribuir parte do mérito àquela que primeiro se mostrou sensível ao drama e solidária às vítimas.

Direto ao ponto

Esperei alguns dias para, afinal, fazer as devidas considerações sobre a polêmica postagem do ex-governador Tião Viana no Facebook, na qual ele insulta, da forma mais vil, um desafeto da imprensa.

Rasteiro

O nível das agressões não me surpreendeu, uma vez que elas, comparadas à dimensão da tragédia social decorrente do seu (des)governo, não passam de alarido de quem se mostra exasperado por ter sido desnudado pelos fatos. O que me intrigou foi ver que os representantes do movimento LGBT do Acre se calaram diante de tão expressivas demonstrações de homofobia na postagem de Tião. O mesmo ocorreu no episódio em que o detento Lula se referiu às mulheres de ‘grelo duro’ do partido. E se repetiu também quando um petista da taba agrediu a esposa e nem sequer foi molestado pela turma da malfadada (e extinta) Secretaria de Políticas Especiais para as Mulheres.

Mofinos

A galera LGBT, capitaneada pelo burlesco ativista Germano Marino, é capaz de se organizar para jogar ovos em vereadores, mas se cala, covarde, sempre que um dos seus é flagrado a vociferar palavras tão chulas quanto preconceituosas.

Culto à ignorância

A essa turma, não apenas falta decência como sobeja a ignorância. Pois não fosse a cegueira intelectual a que foram submetidos pela pregação dos farsantes, saberiam dos muitos martírios a que foram submetidos os homossexuais nos regimes ditatoriais de esquerda – cujos protagonistas entraram para a História graças à monstruosidade dos crimes em massa por eles perpetrados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost