A direção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) se reuniu com os profissionais de medicina e, juntos, decidiram organizar o local e acabar com os principais problemas existentes no local, como a fila de espera e a superlotação que estava tomando conta dos corredores e da sala de observação clínica.
A reportagem do ContilNet esteve no início da tarde deste sábado (23) e pode comprovar de perto a melhora. Os corredores estavam vazios, sem pacientes em macas, e na recepção, as pessoas que buscavam atendimento estavam sendo bem assistidas. Rosa Soares, de 23 anos, relatou que chegou para buscar atendimento às 8 horas da manhã e que às 8:30 já havia sido atendida.”Eu sempre venho e demora demais o atendimento. Hoje me surpreendo, além de ser rápido, fui bem tratada”, destacou.
De acordo com o diretor, Welber de Lima, o fator primordial para conseguir alcançar a meta na melhorias do atendimento foi a conscientização dos profissionais que os pacientes não podiam ficar esperando para serem atendidos e nem podiam ficar muito tempo internado sem necessidade. “A gente conversou com os colegas e conscientizou de que os pacientes que estavam na observação e que poderiam receber alta e continuar o tratamento em suas residências, poderiam ser liberados pela equipe para poder abrir mais vagas para outros pacientes”, disse.
https://youtu.be/ZG81GCBS7Gc
Lima ponderou que o clima está tão bom, que existe vagas nos leitos de observação clínica, um dos principais gargalos da administração do local. “Hoje temos 32 pacientes, 14 pacientes na UTI e 18 observação clínica, todos acomodados e sendo bem tratados”, ressaltou.
União dos funcionários em prol da saúde
Welber frisou que quando assumiu o cargo em janeiro deste ano, os profissionais tiveram um pouco de dificuldade para entender como funciona a gestão, no entanto, agora todos abraçaram a causa da saúde e entenderam que o lema proposto pelo governo é de trabalho. “Temos que tratar bem a população, ela tem que ser bem assistida porque todos nós podemos um dia precisarmos do atendimento aqui no Huerb, então isso aqui é nosso, é do povo, temos que melhorar e cuidar. A semente foi plantada em janeiro, os frutos está sendo colhidos agora”, enfatizou.
Estoque cheio de medicação
O diretor da unidade disse que os estoques estão cheios de medicamentos e que está tudo dentro dos conformes. “Chegou uma carreta ontem, há previsão de chegar mais semana que vem, então está tudo dentro da normalidade”, salientou.