O secretário de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), Paulo Wadt, e a deputada federal Mara Rocha participaram nesta quinta-feira, 28, de uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para tratar de avanços na regularização fundiária do estado e a busca de verbas para o desenvolvimento do setor agropecuário.
A reunião contou ainda com a presença do prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, além da Secretária Adjunta de Assuntos Fundiários, Luana Ruiz, e do Assessor Especial, Sr. Aroldo Ferreira Corrêa Júnior.
Durante a reunião, a secretária Luana Ruiz garantiu que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, irá autorizar uma força-tarefa para avançar na regularização fundiária das propriedades rurais do Acre.
“Iremos montar uma equipe, nos mesmos moldes da que montamos em Roraima, com a finalidade de iniciar o processo de regularização. A deputada Mara Rocha está sendo um exemplo de persistência para garantir que as propriedades rurais do Acre sejam regularizadas, tendo sensibilizado a ministra e o presidente do Incra sobre o tema, e o secretário Paulo Wadt colocou a sua equipe à disposição para nos ajudar nessa tarefa. Começaremos a trabalhar o mais rápido possível e iremos começar a distribuir os títulos de forma escalonada, primeiro os mais simples, até chegarmos às questões mais complexas”, conta Ruiz.
O secretário Paulo Wadt lembrou que o governador Gladson Cameli quer apostar no agronegócio, afirmando que o Acre está aberto para o desenvolvimento como principal saída econômica para a crise, resultando em geração de emprego e renda.
A deputada federal Mara Rocha aproveitou o encontro para solicitar a abertura de um programa, no âmbito do Ministério da Agricultura, para o Fomento da Produção Agropecuária no Acre. “É extremamente importante que o Ministério abra o seu orçamento para que a Secretaria de Produção e Agronegócio possa conseguir recursos para financiar projetos inovadores, que auxiliem na retomada do crescimento econômico do Acre”, afirmou a parlamentar.
O Assessor Especial da Ministra afirmou que irá responder à demanda por recursos após o carnaval, ocasião em que o Ministério terá definido suas prioridades orçamentárias.