21 de abril de 2024

Enem 2019 traz novidades para os candidatos

Estudantes de todo país já podem começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Este ano, as provas realizadas anualmente por milhares de brasileiros acontecem nos dias 3 e 11 de novembro e vem com novidades. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda-feira (11), uma delas é em relação a coleta do dado biométrico, item de segurança adotado pelo Enem desde 2016.

Enem 2019 traz novidades para os candidatos/Foto: Reprodução

As mudanças fazem parte de uma série de otimizações de processos com o objetivo de economizar nas avaliações aplicadas pelo instituto e não interferem diretamente nos participantes. E o desempenho no exame é sempre uma preocupação dos estudantes que desejam ingressar na universidade, já que a nota permite a inscrição nas próximas edições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e as modalidades do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Na edição deste ano, o Inep adotará uma pequena esponja que permite a coleta da digital e pode ser utilizada mais de três mil vezes. Além disso, os Cadernos de Questões do Enem também mudam. A diagramação garantirá um grande espaço em branco para apoio na elaboração de cálculos e da redação. A medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunhos personalizadas, permitindo uma significativa economia com papel e impressão.

Enem 2018 X Enem 2019

Apesar da importância do exame, o Enem 2018 registrou uma quantidade menor de participantes em relação às últimas edições: foram 5.513.662 inscrições confirmadas no ano passado contra 6,7 milhões em 2017 e 8,6 milhões em 2016. O edital do Enem 2019 está previsto para ser divulgado neste mês de março. No entanto, o Inep já confirmou a data da avaliação, bem como os prazos para solicitação de isenção, justificativa de ausência e inscrições, confira:

Solicitação de Isenção/Justificativa de ausência – 1 a 10 de abril

Inscrições – 6 a 17 de maio

Aplicação – 3 e 10 de novembro

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost