19 de abril de 2024

Esqueça o TCC! No Centro Universitário Uninorte você cria sua startup

O mundo está em constante transformação. Pessoas, tecnologia e inovação estão no centro de todas essas mudanças. No Centro Universitário Uninorte você pode pensar e criar algo novo, deixando sua marca no mundo.

Ao invés de escrever um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, você pode escolher um tema, pensar em uma solução para problemas reais e criar o projeto da sua startup. Na Uninorte seu futuro acontece na prática ainda dentro da universidade.

Com a ideia de trocar o TCC por um projeto que possa fazer diferença no mercado é que teve início, na Uninorte, uma revolução para que acadêmicos dos últimos períodos do curso de Sistemas de Informação desenvolvessem a própria startup. A startup é um modelo de empresa emergente, que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza.

Na Uninorte seu futuro acontece na prática ainda dentro da universidade./Foto: ascom

O coordenador do curso, Vander Magalhães, afirma que a ideia surgiu como uma atividade do projeto Fábrica de Software, no qual acadêmicos do 7º e 8º período criam uma ferramenta de tecnologia da informação funcional para uma empresa ou órgão público.

“O estágio no curso de Sistemas sempre trabalhou desenvolvendo um produto, um software. Então o estágio e o TCC sempre caminhavam juntos, um desenvolvendo o sistema e outro documentando, o que resulta no TCC. Com o novo modelo, o produto continua sendo entregue e documentado, porém vamos montar junto um plano de negócios, a validação do produto e o formato do tema. Agora precisamos solucionar um problema do mundo real e essa solução precisa ser replicável e escalável”, afirma Magalhães.

Com o novo formato de trabalho, os acadêmicos do 7º e 8º período colocam em prática todo o conteúdo aprendido durante a graduação, além de desenvolverem conhecimentos empreendedores, o que torna o aluno de Sistemas de Informação da Uninorte mais preparado e alinhado com o mercado profissional.

Alunos escolhem um tema e montam startup/Foto: ascom

“Iniciamos a atividade com a turma do 7° período do curso com 15 alunos formando quatro equipes. A recepção dos acadêmicos foi das melhores, pois visualizaram a oportunidade de já sair da faculdade com um negócio viável e validado no mercado”, ressalta o coordenador.

O projeto de desenvolvimento da startup, que visa ao final do 8º período trazer conceitos de inovação, disrupção, ideação, prototipação e validação de modo a proporcionar as condições de entrega de um produto para o mercado, tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost