ContilNet Notícias

Ex-servidores já podem emitir Ficha de Rendimentos no Portal do Contracheque

Por EDUARDO GOMES, SECOM

Ocupantes de cargos em comissão que tiveram seus vínculos empregatícios encerrados no fim de 2018 já podem emitir o informe anual de rendimentos, a Cédula C, no Portal do Contracheque. O documento é necessário àquele contribuinte que precisa enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) à Receita Federal.

Os ex-servidores deverão informar CPF e matrícula utilizada anteriormente (Foto: Reprodução)

Para imprimir ou salvar a Cédula C, o interessado deve acessar o endereço eletrônico www.contracheque.ac.gov.br e clicar na aba “Ex-servidor?”, localizada na parte inferior direita do portal. Na página seguinte serão solicitadas duas informações pessoais, CPF e matrícula do trabalhador. A confirmação desses dados autoriza a exibição do informe de rendimentos.

Os ex-servidores que não conseguirem acessar a Cédula C pela internet podem procurar os setores de Recursos Humanos das respectivas secretarias, departamentos, institutos ou fundações públicas onde eram lotados.

A DIRPF 2019

O prazo para acertar as contas com o Leão teve início na última quinta-feira, 7, e se estende até o dia 30 de abril. Está obrigado a declarar quem obteve em 2018 rendimentos superiores a R$ 28.559,70. Os que não enviarem a declaração dentro do prazo estarão sujeitos a multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do valor do imposto devido.

No último balanço divulgado, quase um milhão de contribuintes já tinham enviado a DIRPF ao banco de dados da Receita Federal. A expectativa é de que pelos menos 30 milhões de declarações sejam entregues até o fim de abril.

As declarações podem ser preenchidas e enviadas pelo programa gerador da DIRPF 2019, aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e smartphones ou por meio de certificação digital no site da Receita.

Sair da versão mobile