O curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), representado pela coordenadora Fátima Melo, e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap), representado pelo presidente James Clei Serra, promoveram nesta quinta-feira (28), na sede da Receita Federal, o Declare Certo, com a participação de discentes do curso de ciências contábeis e contadores.
O projeto educacional visa, por meio de atendimentos prestados por alunos da FAAO, sanar as dúvidas dos contribuintes acreanos sobre a declaração do imposto de renda.
De acordo com Fátima, a iniciativa passou pela constatação de que há um número significativo de pessoas que ainda não dominam sobre o processo e, principalmente, quem deve ou não declarar renda.
“É de utilidade pública. Todos nós precisamos saber sobre Declaração do Imposto de Renda. O contribuinte deve encontrar a forma mais prática, fácil e rápida de resolver suas demandas”, explicou ela.
Em um box montado na entrada do prédio da Receita Federal, no Centro de Rio Branco, os acadêmicos atenderam várias pessoas e colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“Eles precisam saber como é a rotina de um contador, o que exige a profissão e o que as pessoas esperam de nós. Só conseguimos unir a teoria à prática quando, de fato, possibilitamos isso aos nossos futuros profissionais”, enfatizou.
A proposta é resultado de uma parceria firmada entre a instituição de ensino, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Acre (Sescap) – representada pelo presidente James Serra – e a Divisão do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (CAC) – representada pelo diretor Francisco Carlos Cruz.
Além dos citados, a ação também tem como parceiro e idealizador o Escritório Modelo de Contabilidade da FAAO.