18 de abril de 2024

Friale prevê fortes chuvas para as cinco noites de Carnaval em Rio Branco; saiba mais

O meteorologista e pesquisador Davi Friale concedeu uma entrevista ao ContilNet na tarde desta quinta-feira (28) e deu uma declaração nada animadora aos foliões que pretendem pular as cinco noites de Carnaval na capital. O “mago da internet” aponta que a previsão é de fortes chuvas para as noites de curtição.

A mudança de tempo ocorrerá devido uma frente fria que chegou na região já nesta quinta-feira (29), porém, ele fez questão de explicar a diferença entre “frente fria” e “friagem”.

Chuva para o Carnaval/Foto: Reprodução

“Frente fria é a dianteira de uma massa de ar frio e pode ou não indicar frio. Essa massa de ar frio pode chegar e causar forte, moderada ou leve queda na temperatura ou, apenas, suavizar o calor. Uma frente fria pode, portanto, chegar sem que o frio atinja a região, mas causa chuvas e alivia o calor. Friagem é uma característica da Amazônia Ocidental brasileira, quando, após a chegada de uma frente fria, o ar frio, de origem polar, invade a região e deixa o tempo encoberto, frio e com muito vento de sudeste, durante alguns dias seguidos”, explicou.

Friale também comentou que os dados são apenas “estatísticos”, ou seja, não oficiais: “Eu não posso garantir que vai chover todas as noites, mas, vão ocorrer em áreas isoladas. Serão chuvas pontuais, podem ser em alguns pontos da cidade e em outros não. Isso não dá para definir”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost