Com o tema “Doe livros! Dê uma chance para quem está querendo virar a página” o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) está promovendo uma campanha de doação de livros literários para os reeducandos selecionados no projeto Leitura Livre.
Segundo o Instituto, a iniciativa busca incentivar a leitura a fim de ampliar a capacidade leitora e a construção de pensamentos levando o reeducando a uma melhor convivência em sociedade, além de formar leitores preparados para concluir a escolarização básica, ingressar no ensino superior e para a inserção no mercado de trabalho.
As doações podem ser realizadas no período de 25 de março a 5 de abril, na sede do Iapen localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1213, no Bosque, durante o horário comercial.
Ainda de acordo com o Iapen, a inserção de livros nos espaços prisionais possibilita a remissão de pena. A portaria nº 276, de 20 de junho de 2012, do Departamento Penitenciário Nacional, assegura que a cada 30 dias de leitura, o reeducando tem quatro dias reduzidos de sua pena. A ação busca incentivar a leitura e auxiliar no processo de ressocialização.
Na Campanha, serão aceitos livros literários de diferentes gêneros textuais, tais como romance, ficção, aventura, crônicas e autobiografias. Não estando incluso o recebimento de livros jurídicos, religiosos, revistas, enciclopédias, apostilas, livros didáticos e catálogos.