Jornalistas escritoras encerram programação do mês das mulheres com música e poesia

Troca de experiência, música, poesia são alguns dos ingredientes que rechearam a noite “Quarta Delas”, realizada pela Associação de Jornalistas Escritoras do Brasil – Coordenadoria Acre (Ajeb-Ac), na noite desta quarta-feira (27) na Confraria Gastro Bar. O evento reuniu escritoras, poetisas, cantoras e jornalistas para encerrar a programação do mês de março, em que foram realizadas várias atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Na semana em que completou um ano de sua morte, a escritora e professora acreana, Florentina Esteves, foi a grande homenageada da noite. À professora pós-doutora Luísa Lessa, membro da Ajeb e também presidente da Academia Acreana de Letras, coube a missão de contar a história e compartilhar mais sobre a vida e obra de sua contemporânea com os presentes. Como patronesse, a Ajeb escolheu uma mulher acreana que fundou uma academia no Rio de Janeiro, a xapuriense Luciana Nobre.

A escritora e professora acreana, Florentina Esteves, foi a grande homenageada da noite/Foto: cedida

“Por mais que a sociedade cresça e se modernize a mulher vai sempre estar um passo atrás, então a associação tem esse papel de chamar atenção para a produção literária da mulher. Se juntar com as outras academias literárias, formam um conjunto de entidades culturas que estão ressurgindo e fortalecendo o papel da cultura que está tão relegado a um plano inferior nos dias de hoje. Jornalistas nesse movimento é de extrema relevância, pois tem em suas mãos as mídias sociais para divulgar essas ações. São cabeças novas um divisor de águas, uma brisa nova para a cultura e para a literatura.”, analisou Lessa.

Projetos e campanhas para o fortalecimento do jornalismo e da literatura no Acre fazem parte do rol principal de ações da Ajeb-Acre, como lembrado pela presidente, jornalista Socorro Camelo.

“Nós só temos a agradecer aos nossos parceiros, a todos os envolvidos que ajudaram a fazer deste evento, assim como os demais, uma experiência cheia de êxito. Agradecer a quem esteve lá para trocar ideias e encher nossos corações de esperança, nosso muito obrigada. Foi incrível”, disse ela.

Socorro Camelo é presidente da Ajeb-Acre, organização recém criada no estado/Foto: cedida

“Nossa sociedade, nossa cultura, nossa cidade precisam de mais momentos como esse.”, disse a jornalista Wânia Pinheiro, diretora do ContilNet, que prestigiou o evento acompanhada de parte de sua equipe.

A escritora Edir Marques, uma das idealizadoras da Ajeb no Acre esteve no evento e pôde agraciar alguns dos presentes com sua mais recente obra, o livro de poesias “Gotas Maduras”. “Ela reinventa o amor, reinventa a escrita, reinventa a vida. Seu livro é uma coletânea de delicias. Intenso, corajoso e verdadeiro”, comentou Socorro Camelo.

Jornalistas e escritoras acreanas durante encontro ocorrido na quarta/Foto: cedida

Instalada no mês de dezembro, no Acre, a Ajeb já realizou o “Leitura na Praça”, na Praça da Revolução e rodas de conversa. No começo do mês de março, com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. Nos eventos, obras de produção de autoras acreanas, brasileiras e até internacionais são expostos e vendidos. “Estes foram os primeiros de muitos eventos que virão. Sigamos juntos porque como bem disse o sábio Mário Quintana: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas””, finalizou Camelo.

PUBLICIDADE