O Moto Clube Abutres realizou ação social no educandário Santa Margarida na tarde desta terça-feira (26) em Rio Branco. A ação acontece após o pedido de ajuda da instituição que reclama de superlotação e falta de mantimentos.
O grupo, apaixonado por pilotar motos, realizou uma atividade que consistiu na doação de várias cestas de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal para o educandário que é mantido, exclusivamente, por doações. Segundo os motociclistas, as doações para essa ação vieram dos próprios membros do clube que se solidarizam com a situação das crianças.
De acordo com Mauro Roney, um dos organizadores do Abutres no Acre, mesmo que a organização seja formada por um grupo de motociclistas independentes, isso não os impede de realizar ações sociais como estas.
“A política nacional e mundial do Clube, além da vibe de motociclismo é também uma política social de ajuda aos mais necessitados. A gente viu junto a mídia o clamor pela ajuda ao educandário e hoje resolvemos fazer essa resposta rápida porque quem precisa, precisa de imediato, e quem tem fome não pode esperar”, pontuou Aranha, como é conhecido dentro do Clube.
Para a voluntária Vanderleia Alves, a iniciativa de realizar o apelo foi necessária devido as dificuldades que a instituição está enfrentando. Ela destacou a importância de contribuições como a realizada pelo Abutres tendo em vista que o local é mantido com ajuda da sociedade.
“Só temos que agradecer pela ajuda. Graças a Deus nós acreanos somos bastantes solidários e desde que lançamos essa campanha já recebemos bastante ajuda. A casa só está firme por conta do apoio da sociedade”, declarou.
Campanha
A instituição começou a pedir ajuda na última semana, através de mensagens que circularam nas redes sociais, depois de ficar sem receber os recursos oriundos das três principais fontes que mantém a entidade, desde o final do ano passado. Atualmente, existem 46 crianças de 0 a 12 anos instaladas no local, que tem capacidade de acolhimento para 30 crianças.
O educandário Santa Margarida é uma entidade sem fins lucrativos que acolhe crianças e adolescentes vítimas de abandono, maus-tratos, prostituição infantil e todos os tipos de violência na capital acreana.
Sede própria Abutres
O deputado estadual Fagner Calegário (PV) propôs, durante a sessão desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a cessão de um terreno público, abandonado, localizado no Parque da Maternidade, ao moto clube Abutres, presentes na Aleac, para que eles possam montar sua sede, em Rio Branco.
Os Abutres estão presentes em cerca de vinte e três países como Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Angola, e são conhecidos pelos trabalhos filantrópicos desenvolvidos em prol das comunidades onde estão instalados. No Acre, o grupo ainda não possui uma sede própria.