Indígenas da tribo Katukinas aderiram ao movimento nacional e realizam nesta quinta-feira (28) uma manifestação na BR-364, em trecho onde fica a reserva indígena, próximo à cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A rodovia está fechada e o trânsito no local parado.
O protesto, segundo os manifestantes, é contra a proposta do Governo Federal, que visa a municipalização dos serviços de saúde a indígenas, extinguindo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O movimento está sendo realizado em todo o país.
Além dos povos indígenas, também há participação de profissionais da saúde que alegam atrasos de três meses nos repasses do governo Federal à Ong que realiza os atendimentos da saúde indígena, e que suspendeu os serviços por falta de pagamento aos profissionais.
Em nota, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), informou que acompanha as manifestações realizadas em todo o país e que está aberto ao diálogo. O órgão também esclarece que os serviços de Atenção à Saúde Indígena, promovidos pelo Sesai, estão entre as atribuições da pasta, e que eventuais mudanças ainda estão sendo analisadas e discutidas, não havendo, assim, a descontinuidade das ações.